Comparando o TOEFL ITP® e o TOEFL IBT®

O TOEFL é conhecido mundialmente, ele possui duas versões diferentes: TOEFL IBT e TOEFL ITP, mas nem todo mundo sabe diferenciá-los bem. Muitos estudantes confundem os dois e acabam fazendo o exame errado. Cada TOEFL corresponde a competências distintas de inglês. Por isso, é importante conhecer bem as suas diferenças para saber qual deles será mais adaptado aos seus projetos. A GlobalExam explica tudinho para você. Confira!

Treinar grátis

TOEFL IBT ou TOEFL ITP?

Como já sabemos, existe duas versões de TOEFL. A versão IBT (Internet Based Version), é administrada online. Essa versão é a mais conhecida do teste e é muitas vezes a mais referenciada, quando o assunto é TOEFL.

Já o TOEFL ITP é a versão mais tradicional do TOEFL, isto é, a versão administrada em papel (paper test). Os dois exames são oficiais, reconhecidos por diversas organizações espalhadas pelo mundo. Ambos foram criados pela ETS, entretanto, eles se divergem em vários aspectos. E é aí que vem a pergunta: como saber qual TOEFL escolher?

As duas versões do TOEFL são testes de inglês acadêmico, isto é, ele coloca o candidato em situações relativas aos estudos superiores em inglês. Portanto, eles são feitos para mostrar as competências linguísticas do candidato num contexto educacional e por isso, são tão usados pelas instituições de ensino superior quando precisam saber o nível de inglês de um estudante ou fornecer um certificado de proficiência em inglês.

TOEFL IBT ou TOEFL ITP?

Seja qual for a sua escolha, saiba que são dois certificados diferentes. Seu nível de conhecimento em inglês é testado em condições bem particulares e reconhecido mundialmente. Logo, o certificado é um documento fiável para quem o faz. Os dois certificados (TOEFL IBT e TOEFL ITP), são válidos por dois anos, a partir da data de realização do exame.

O teste TOEFL IBT

O TOEFL IBT é o mais utilizado dos TOEFL. Sua popularidade deve-se ao fato dele ser reconhecido no mundo inteiro, bem como à sua complexidade. Ele tem duração de quase 4 horas e testa o nível de inglês do candidato de forma mais abrangente, combinando as habilidades de compreensão oral, compreensão escrita, expressão escrita e expressão oral. O TOEFL IBT é dividido em 4 partes, cada uma totaliza 30 pontos. Em seguida, soma-se a nota dessas 4 partes para gerar uma nota final, totalizando 120 pontos. A sua nota do TOEFL IBT comprova, não apenas um mero nível de inglês, mas o seu desempenho e habilidades da língua inglesa, tanto falada como escrita.

O TOEFL IBT é administrado via internet. Todas as seções são aplicadas aleatoriamente. O candidato realiza todas as 4 seções da prova em frente ao computador, juntamente com os outros candidatos. Isso pode ser um pouco desconcertante para o candidato, principalmente a parte de expressão oral (speaking). Para realizar o TOEFL IBT é necessário se inscrever para o exame TOEFL IBT online, no site da ETS Global. Ele é aplicado em várias localidades do país, o preço da taxa de inscrição do TOEFL IBT é em média $215, mas pode variar em função do local e da data onde vai ser realizá-lo.

O teste TOEFL ITP

O TOEFL ITP é um pouco diferente do primeiro TOEFL. Ele é menos usado, mas é também um teste de proficiência que avalia suas habilidades de compreensão do inglês. Por isso, ele é perfeito para comprovar suas habilidades do inglês oral e escrito. Ele é composto por 3 partes: uma primeira parte de compreensão oral, na qual o candidato precisa responder a várias perguntas. Em seguida, vem a parte do teste que trabalha a gramática. Nessa parte, o candidato deve escolher dentre as alternativas, a resposta mais apropriada para formar uma frase gramaticalmente correta. Por último, a terceira parte termina com uma prova objetiva de compreensão escrita objetiva. O candidato deve responder a inúmeras questões de múltipla escolha durante no máximo 2 horas. Ao final, o número de respostas certas será convertido em uma pontuação, totalizando 677 pontos.

No entanto, o TOEFL ITP é administrado em papel, ele é reservado às escolas de ensino superior, que usam o teste entre elas para julgar o nível de inglês de seus alunos. Logo, não é possível efetuar uma inscrição para o teste TOEFL ITP como candidato independente. O TOEFL ITP é obrigatoriamente realizado num contexto universitário. No que diz respeito ao preço, e a instituição de ensino do estudante que determina o valor da taxa de inscrição. Algumas escolas incluem em seus cursos a realização do exame TOEFL, outras solicitarão ao aluno de se inscrever, o custo pode chegar até $45.

Qual TOEFL é melhor para você?

As diferenças entre TOEFL IBT e TOEFL ITP

A principal diferença entre os dois TOEFL é o modo de aplicação. O TOEFL IBT é aplicado pela internet e pode ser administrado por qualquer pessoa ou organização. Ele é reconhecido por muitas instituições de ensino estrangeiras. Além disso, ele permite aos estudantes de fazer uma comparação entre os dois, seja qual for a sua instituição de origem e sua nacionalidade. Se você quiser estudar fora do país, o TOEFL IBT é um verdadeiro aliado para certificar o seu nível de inglês. Fazer o teste aumenta as suas chances de ser aceito em várias universidades estrangeiras, já que a maioria delas reconhece o TOEFL. Mas atenção, é a instituição de ensino que você escolher que dirá qual versão do TOEFL ela prefere. Se quiser participar de um programa como o Erasmus, ou ingressar diretamente em uma universidade estrangeira sem qualquer convênio com a universidade de seu país de origem, então o TOEFL IBT é o mais adaptado para você.

O TOEFL ITP tem outro tipo de aplicação. Ele é administrado pelas próprias instituições. Por isso, é reconhecido por outras universidades estrangeiras, mediante um convênio entre a instituição de ensino do seu país de origem e a futura universidade estrangeira. Por exemplo, se a sua escola negociou uma parceria com uma universidade chinesa ou peruana, elas podem acordarem entre si um nível mínimo de TOEFL ITP requisitado para ser aceito. Portanto, esse TOEFL só pode ser realizado pelos estudantes dentro de um estabelecimento de ensino. Se quiser estudar fora do país por meio de sua instituição de ensino, então é o TOEFL ITP que você deve fazer. Mas, não deixe de se informar junto ao serviço das relações internacionais para saber qual teste é o mais adaptado ao seu projeto.

As diferenças entre TOEFL IBT e TOEFL ITP

Caso você tenha a intenção de fazer um semestre de intercâmbio e o seu estabelecimento de ensino lhe propor de realizar o TOEFL ITP por um preço baixo, não pense duas vezes, faça-o, pois ele será exigido pelas universidades parceiras. Se hesitar em fazer o exame por causa do preço, saiba que poder fazer esse teste é uma sorte grande. Ele proporciona novas oportunidades e você pode até usá-lo para ingressar numa instituição mais renomada e com uma melhor qualidade de ensino. Não é difícil fazer o exame, basta treinar adequadamente e saber como se inscrever para o TOEFL IBT!
Vale observar que os dois tipos de TOEFL têm o mesmo prazo de validade: dois anos.

E quanto ao nível, TOEFL IBT ou TOEFL ITP?

O TOEFL não é o mais difícil, ele é apenas mais completo do que a maioria dos outros exames de proficiência. Geralmente, as instituições de ensino exigem uma pontuação entre 85 e 95 pontos. Isso corresponde ao nível B2 do CECRL. Não é tão difícil assim de adquiri-lo. Entretanto, você pode ser solicitado a atingir uma nota mínima em uma das seções do TOEFL, tal como o speaking. Informe-se bem sobre as exigências do estabelecimento de ensino de destino.
Geralmente, o TOEFL ITP é considerado mais fácil, mas é ilusão! Ele testa apenas outras habilidades do inglês. Ele é mais curto, mas mede minunciosamente o nível de compreensão de inglês do candidato. Podemos facilmente estabelecer uma correspondência entre as pontuações de TOEFL IBT e ITP. Por exemplo, um nível B2, obtido no TOEFL ITP corresponderia a uma pontuação compreendida entre 563 e 587 pontos. As provas de compreensão do TOFL ITP são parecidas com as do TOEFL IBT. Caso ele seja proposto por sua escola, aceite! Isso pode ser um ótimo meio de treinar para o “verdadeiro” TOEFL e ter uma noção do seu nível de inglês.

Ter êxito no TOEFL IBT ou no TOEFL ITP

Independente da versão do TOEFL escolhida, será necessário treinar para o exame. Para ter uma boa nota, o segredo é treinar especificamente para a versão escolhida, pois são dois tipos de testes padronizados. O treino permitirá que o candidato conheça a estrutura do exame e se familiarize com as suas instruções.

GlobalExam propõe uma solução inovadora para ajudá-lo a treinar para TOEFL, seja qual for a versão, TOEFL IBT ou ITP. Graças ao nosso site, você poderá melhorar o seu inglês online. Além disso, você terá acesso a vários modelos de exercícios corrigidos do TOEFL para se preparar para as exigências específicas do exame. Sem contar que, as correções vão ajudá-lo a identificar seus erros e sanar suas deficiências. Como no teste oficial, ao fazer os exercícios você terá sempre uma nota atribuída.

A GlobalExam fornece uma preparação para o TOEFL IBT e uma preparação para o TOEFL ITP na sua totalidade. Disponibilizamos por exemplo 4 modelos de simulados para que você possa treinar nas mesmas condições do teste, respondendo as questões enquanto um cronômetro corre solto, marcando o seu tempo como no dia da prova oficial. Experimente agora mesmo, basta se inscrever no site!

Ver também nossos artigos sobre:

Treinar grátis