Partilhar em

TOEFL ITP®: saiba tudo sobre a nota!

O TOEFL PBT está desaparecendo pouco a pouco, ele tem sido substituído pelo TOEFL ITP, uma versão em papel do clássico Test Of English as a Foreign Language (TOEFL). Assim como o TOEFL IBT, o TOEFL ITP avalia um inglês acadêmico. Tanto as instituições de ensino superior como algumas empresas, podem usá-lo em seus processos seletivos, cada um com suas exigências próprias quanto à nota mínima requerida. Apresentamos a seguir os pontos que vão ajudá-lo a entender as pontuações do TOEFL:

  • Decifrar a nota do TOEFL ITP para conhecer seu nível;
  • Determinar a nota do TOEFL ITP que você precisa para a continuação de seus estudos e sua carreira profissional.

Por conseguinte, é preferível fazer uma preparação para o TOEFL ITP para maximizar as chances de obter uma boa nota.

Treinar grátis

Minha nota do TOEFL ITP corresponde a que nível do CECRL?

O CECRL (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) é uma norma europeia reconhecida e utilizada no mundo inteiro para avaliar as línguas vivas. Ele determina 6 níveis de domínio de um idioma:

Como os outros testes de inglês da ETS (Educational Testing System), o TOEFL ITP é um exame que se realiza com o intuito de obter uma nota que lhe permite:

  • comprovar o seu nível de inglês, por um tempo determinado (validade de dois anos);
  • posicionar-se em relação aos outros candidatos ao teste.

A nota do TOEFL ITP varia entre 310 e 677 pontos. Ela é calculada graças à um algoritmo específico. Nem todas as questões possui o mesmo número de pontos para uma resposta certa.

De acordo com o estudo de correlação realizado pela ETS Global, o TOEFL ITP cobre os níveis de A2 a C1 do CECRL, isto é, os 4 níveis mais representados entre os estudantes de inglês.

Veja a seguir uma tabela que lhe permite identificar as notas “mínimas” para cada nível:

Para poder comprovar, graças a sua nota TOEFL ITP, que você tem um nível preciso de inglês, você deve não só atingir a nota mínima total, mas também a nota mínima de cada seção. De fato, o CECRL considera que o nível de domínio de uma língua alicerça-se em diversas competências linguísticas, complementares e insubstituíveis. Por isso, muitas organizações exigirão na maioria das vezes tanto uma nota mínima total e uma nota mínima por seção.

*A nota total é a média das notas por seção multiplicadas por 10, salvo para a nota mínima total do nível C1.

Vamos ver um exemplo:

Você obtém:

Com essas notas, você ultrapassa o patamar do nível B1 para cada prova bem como o total geral (47 – 43 – 48 – 460). Com base nos resultados do TOEFL ITP, pode-se, portanto, dizer que o seu nível é o B1.

Que nota tirar para o meu objetivo?

De acordo com a ETS, em 2015, 50% dos candidatos ao TOEFL ITP espalhados no mundo inteiro, tiveram uma nota inferior ou igual a 470 (nível B1).

Para concluir, para ingressar em um programa universitário, é aconselhável visar (pelo menos) o nível B2 e obter as notas mínimas requeridas pela ETS para cada seção e a nota total: 54 – 53 – 56 – 543.

Para ajudá-lo a atingir o seu objetivo, consulte nossas fichas de dicas e estratégias TOEFL ITP para arrasar na sua nota!

Atinja seu objetivo com a GlobalExam

Certamente terá entendido, a nota que você aspira depende de seus objetivos e dos desafios deles decorrentes. Para ter certeza de alcançá-los, você deve revisar o teste de forma estratégica. A GlobalExam propõe um método de estudo completo que lhe permite se habituar, em poucas semanas, à técnica e a estrutura do teste. Isso acontece por meio de um mode training, envolvendo modelos de exercícios um simulado do TOEFL para coloca-lo nas mesmas condições do teste oficial. Essa é a maneira mais simples de turbinar o seu nível e ter um excelente desempenho no dia do exame.

Comece um treino grátis para se preparar par o TOEFL ITP, basta se inscrever!