Partilhar em

Como funciona o teste TOEIC?

O TOEIC (Test Of English for International Communication) é um teste de inglês voltado para o mundo dos negócios criado pelo organismo ETS. Esse exame avalia as capacidades linguísticas de candidatos não nativos dentro de ambiente profissional anglófono. Ele representa hoje uma das certificações mais reconhecidas internacionalmente e é utilizada por muitos recrutadores. Desde sua criação em 1979, várias versões do teste foram elaboradas. Hoje, o formato mais usado é o TOEIC Listening & Reading.

Para que a obtenção do seu certificado seja bem-sucedida, GlobalExam oferece uma metodologia e todas as informações disponíveis sobre o funcionamento do TOEIC bem como um conteúdo de qualidade para auxiliá-lo no seu treino para o TOEIC. De fato, seja qual for o seu nível de inglês, uma formação específica é primordial para atingir uma boa nota.

Neste artigo, abordaremos exclusivamente como funciona o Listening and Reading, teste que avalia o candidato sobre sua compreensão oral e compreensão escrita do inglês.

Treinar grátis

Qual o tempo de duração do TOEIC?

SeçãoConteúdoDuraçãoPontuação máxima
Listening100 questões
4 tipos de exercícios baseados em trechos de áudio
45 minutos495 pontos
Reading100 questões
4 tipos de exercícios baseados em trechos de textos
75 minutos495 pontos

O TOEIC Listening and Reading tem duração de 2 horas. O teste é dividido em duas partes: Listening e Reading respectivamente. A prova do Listening dura 45 minutos. Já a do Reading dura 75 minutos (ou seja, 1h15).

Ao contrário de outros testes, não há restrições de tempo por exercício, elas são impostas apenas por seção. Assim, em cada exercício você gerencia o seu tempo quiser.

Para a seção de compreensão escrita (Reading) do novo TOEIC, o candidato tem a liberdade para organizar o seu tempo de prova, para responder os 4 tipos de exercícios propostos, como desejar.

Apresentação do TOEIC Listening & Reading

O TOEIC é aplicado em versão impressa. Ele será entregue, no início juntamente com um cartão-resposta sobre o qual o candidato marcará suas respostas à medida que for avançando.

A prova acontece sempre da mesma forma: o candidato começa fazendo o teste de 45 minutos de compreensão oral e logo em seguida, faz o teste de compreensão escrita de 75 minutos. As duas seções são sempre aplicadas nessa ordem.

Por fim, o candidato recebe seu certificado com o resultado do TOEIC pelo correio.

A prova do Listening

Nessa prova, você escuta um áudio em uma sala, junto com todos os outros candidatos, baseando-se nos suportes do caderno da prova. Você deve responder simultaneamente em seu cartão de resposta. Os trechos dos áudios são ouvidos apenas uma vez.

Essa parte do teste possui 100 questões, envolvendo 4 tipos de exercícios diferentes. O candidato deve memorizar o que ouve, mas também, antecipar o que lhe pode ser pedido sobre o conteúdo.

  • No primeiro exercício, você deve responder a 10 questões, cada uma relacionada a uma foto no caderno da prova.
  • No segundo exercício, você deve responder a 30 questões, que não estão registradas no caderno da prova.
  • Na terceira parte, você ouve 10 diálogos, sobre os quais lhe serão feitas 3 questões de múltipla escolha.
  • Por último, no quarto exercício, você deve interpretar 10 monólogos, contendo uma dezena de frases aproximadamente.

A prova du Reading

Assim que terminar o teste do listening, o candidato faz a prova de compreensão escrita. Ela é um pouco mais longa, mas também possui 100 questões e 4 tipos de exercícios. Ela testa suas competências linguísticas de leitura e de compreensão do inglês dos negócios.

Apresentação do TOEIC Listening & Reading

  • No primeiro exercício, você deve responder cerca de quarenta questões diversas, de gramática e vocabulário.
  • No segundo exercício, você terá 4 textos incompletos para responder.
  • Na terceira parte, leitura e compreensão textual: você deve ler alguns textos e responder algumas perguntas relacionadas a eles. É possível que haja entre 7 a 10 textos, cada um seguido de 2 a 5 questões. Ao todo são 28 questões.
  • A última parte, leitura, compreensão e comparação de textos: além de ler você deve fazer a comparação de dois textos curtos. Os dois terão formatos diferentes. Logo, é possível que tenha que ler um trecho de um livro e um email. Você terá 4 pares de textos para comparar, acompanhados de 5 perguntas cada vez.

Os temas abordados durante o teste

O candidato pode ser colocado em uma situação de encontro profissional, de reunião etc. As questões da prova são bastante recorrentes e algumas terminologias que caem com muita frequência nos assuntos da prova, nomeadamente:

  • O mundo corporativo: recursos humanos (contratação, contrato, aposentadoria, demissão), relação do quadro de funcionários, os diversos departamentos da empresa (aquisições, R&D, produção, controle de qualidade etc.).
  • Comunicação & tecnologias (emails, reuniões, conferências, informática etc.).
  • Finança & Orçamento (investimentos, orçamentos, impostos, contabilidade, faturação etc.).
  • Transporte (organização de viagens, deslocamentos etc.).
  • Entretenimento (refeições de negócios, cultura, mídias etc.).
  • Saúde (a medicina, médicos, seguro etc.).

Caso não esteja familiarizado com as situações supracitadas, o treino e a sua preparação ao teste vão ajudá-lo a assimilar o vocabulário correspondente e dominar as expressões conexas.

Como calcular sua nota?

O TOEIC Listening & Reading totaliza, ao todo, 990 pontos. Cada uma das duas partes do teste tem uma pontuação máxima de 495 pontos. Para obter sua pontuação, o candidato deve utilizar uma grade/tabela do TOEIC para poder converter o número de respostas certas em um resultado.

Não é possível ter pontos negativos no TOEIC. Na verdade, se o candidato não responder nada ou errar numa resposta, a sua nota será zero. Logo, uma resposta errada não gera um ponto negativo. Aliás, saiba que há somente uma resposta correta para cada questão.

O treinamento com a GlobalExam

Graças à GlobalExam, você pode obter a pontuação almejada e concretizar os seus sonhos. A plataforma foi concebida para se adaptar a cada candidato, a seu modo de estudar e ao seu ritmo de progresso.

Você tem duas opções de treinamento para o teste:

  • O modo Training, no qual você pode fazer e refazer todos os exercícios, além de ter à sua disposição um número ilimitado dos principais tipos de questões para o teste, classificadas em 3 níveis de dificuldade. Nesse modo, você pode treinar de forma regular, num formato mais curto. Além disso, você pode focar nos exercícios que deseja trabalhar, tendo também acesso às suas correções e permitindo-lhe assim aprender com os erros cometidos e aprimorar rapidamente suas habilidades.
  • O modo Exam, nele você pode fazer um tema completo do TOEIC, nas condições reais do exame, avaliar o seu nível global e constatar qual a sua situação em relação ao seu objetivo.

GlobalExam é também um blog recheado de dicas, conselhos e truques para ajudá-lo a brilhar no dia do teste. Você pode também se informar sobre o que é o TOEIC, os temas relacionados ao exame, prazo de validade do TOEIC e outros exames ou sobre as modalidades de inscrição.

Além disso, no site da GlobalExam, você tem acesso a dezenas de fichas práticas, para auxiliá-lo no seu treinamento.

O que você está esperando? Cadastre-se já na GlobalExam e ganhe um treino grátis!