O que é o TOEIC?

O TOEIC (Test Of English for International Communication) é um exame de proficiência em inglês padronizado e internacionalmente reconhecido. O teste é utilizado para avaliar os conhecimentos da língua inglesa dos candidatos dentro do ambiente profissional anglófono. Os candidatos são principalmente, funcionários de empresas internacionais, pessoas que buscam posicionar-se melhor no mercado de trabalho ou pessoas que desejam seguir uma formação internacional. Recomenda-se aos candidatos de efetuar um treino para o TOEIC antes de realizarem o exame.

O TOEIC é reconhecido por milhares de instituições internacionais de ensino superior e empresas espalhadas no mundo inteiro.

Todos os anos, cerca de 6 milhões de pessoas realizam o teste. Assista nosso vídeo para saber mais!

Existe 3 versões do TOEIC:

  • O teste TOEIC Listening & Reading: avalia as habilidades de compreensão auditiva e de leitura do candidato, desde o nível intermediário ao avançado. A prova possui 200 questões de múltipla escolha, realizada presencialmente em versão papel.
  • Os testes TOEIC Speaking & Writing: testa as habilidades de comunicação oral e escrita do candidato no inglês, de níveis intermediário a avançado. Os testes Speaking and Writing são realizados online.
  • O teste TOEIC Bridge mede as habilidades de compreensão oral e escrita do candidato na língua inglesa, de níveis iniciante a intermediário. É um teste de questões de múltipla escolha, em versão papel.

O que é o TOEIC?

Atualmente, a forma mais usada do TOEIC é o TOEIC Listening & Reading.

Treinar grátis

Quanto tempo dura o teste do TOEIC?

O exame do TOEIC tem um procedimento particular: ele dura 2 horas e é dividido em 2 seções: listening e reading. A parte do Listening dura cerca de 45 minutos e é composta por 4 tipos de exercícios. Já o Reading tem duração de 75 minutos, também formado por 4 tipos de exercícios.

Qual é a estrutura da prova?

A ordem de cada parte do teste é sempre a mesma. O teste possui 100 questões, divididas em 4 tipos de exercícios diferentes.

Observações:

  • Há apenas uma resposta correta por questão.
  • Não há pontos negativos.
  • Os trechos em áudio são transmitidos/difundidos apenas uma vez.
SeçãoConteúdoDuraçãoPontuação máxima
Listening100 questões
4 tipos de exercícios baseados em trechos de áudio
45 minutos495 pontos
Reading100 questões
4 tipos de exercícios baseados em trechos de textos
75 minutos495 pontos

Observação: ao contrário de outros exames, não há restrições de tempo por exercício para o TOEIC. As restrições de tempo são impostas por seção. Deste modo, o candidato administra seu tempo, por exercício, como quiser.

Essa impressão de liberdade é relativa na parte do listening, visto que o candidato deve responder às perguntas em função das gravações de áudio que ouvirá. Ele deverá, portanto, respeitar o tempo determinado para cada áudio e responder na sequência no seu cartão-resposta.

Em compensação, na parte do reading do novo TOEIC, o candidato tem liberdade para organizar o seu tempo de prova (responder os 4 tipos de exercícios propostos) como quiser. Isso representa tanto uma oportunidade como um risco. Por isso, cuidado para não perder muito tempo respondendo as primeiras questões.

Sistema de pontuação

Cada uma das 2 partes é composta por 100 questões. Ao final, cada candidato obtém um certificado do resultado do TOEIC contendo uma nota entre 5 a 495 pontos, por seção. A nota global totaliza a soma das duas notas intermediárias. Desse modo, a nota máxima é 990 pontos e a mais baixa é 10.

Os temas abordados

O TOEIC testa a capacidade dos candidatos, de sua compreensão do inglês aplicado ao mundo dos negócios

Sistema de pontuação

Veja a seguir os assuntos que sempre caem no teste:

  • A empresa: recursos humanos (contratação, contrato, aposentadoria, demissão), relacionamento entre os funcionários, relação entre os departamentos das empresas (compras, R&D, produção, controle de qualidade, etc.);
  • Comunicação & tecnologias (e-mails, reuniões, conferências, informática, etc.);
  • Finanças & Orçamento (investimentos, orçamento, impostos, contabilidade, faturação, etc.);
  • Transporte (organização de viagens, deslocamentos, etc.);
  • Entretenimento (refeições de negócios, cultura, mídias, etc.);
  • Saúde (relação com os médicos, seguro, etc.).

Cartão de resposta

As 200 questões do teste devem ser respondidas no cartão-resposta fornecido juntamente com um lápis no início do exame. Para que cada resposta seja validada, preencha a lacuna completamente com o lápis.

Onde fazer o TOEIC?

O TOEIC é um exame internacional, reconhecido por milhares de escolas, instituições e empresas. O exame pode ser aplicado em uma de suas sedes, se forem organizadas datas oficiais. Caso contrário, é possível fazê-lo em diversos centros afiliados. Para obter mais informações, acesse o site do oficial do ETS e indique a data e o local onde deseja fazer o exame. Você poderá escolher os centros mais próximos de seu endereço, bem como escolher a data do exame conforme disponibilidade.

Inscreva-se para o exame!

Assim que escolher a data em que deseja passar o teste, reserve logo seu lugar. Dependendo do seu local de residência ou do período em que deseja realizar o TOEIC, é possível que haja poucas vagas. Por isso, aqui vai uma dica: antecipe-se bem e inscreva-se o quanto antes. Recomendamos efetuar a inscrição 3 meses antes da data do exame.

Localize o local do exame antes e chegue mais cedo no dia da prova!

É importante que o candidato reconheça o lugar onde vai fazer a prova, antes da data para que possa calcular o tempo de seu deslocamento até o local. Não esqueça que no dia do exame, você deve chegar 30 minutos antes do início da prova. Os candidatos que chegarem atrasados não poderão mais entrar.

E lembre-se de levar o seu cartão de confirmação bem como um documento de identidade (com foto e assinatura) válido. Em compensação, não é preciso levar canetas, lápis ou folhas de rascunho, pois eles são fornecidos no local.

Como ter êxito no TOEIC?

Não há nenhum segredo para se dar muito bem no teste. Basta treinar muito. Escolha GlobalExam, a solução online para a preparação aos exames de língua, e treine para o teste em condições reais. Você poderá efetuar simulados, semelhantes ao teste de verdade, além de ter acesso às correções e um acompanhamento personalizado de seu progresso.

Disponibilizamos também fichas de vocabulário e de gramática, associados aos exercícios, para que você possa trabalhar e suprir suas lacunas. Planeje suas revisões com o nosso modelo de planejamento e torne o seu treino ainda mais eficiente!

Inscreva-se já e faça o seu primeiro simulado grátis!

Ver também nossos artigos sobre:

Treinar grátis