Saiba tudo sobre a pontuação do TOEIC!

480, 570, 750 pontos…, mas o que isso significa? As notas obtidas no TOEIC ® podem parecer abstratas, difícil de entender o que todos esses números significam, em termos de conhecimento e competências linguísticas.

O que é o TOEIC?

O TOEIC (Teste de Inglês para Comunicação Internacional) é uma certificação da língua inglesa que avalia e certifica a capacidade do candidato em evoluir num meio profissional anglófono. Ele testa seus conhecimentos do inglês conhecido popularmente como “inglês para negócios”. Esse exame de proficiência é cada vez mais utilizado pelos recrutadores, pois além de ser voltado para o mundo corporativo e de avaliar seu Business English, ele permite comparar de forma objetiva o inglês de dois candidatos com perfis semelhantes, sendo portanto um bom critério de distinção, pois o teste permite que o candidato se destaque e garanta novas oportunidades de trabalho no âmbito internacional. Seja qual for o seu nível, o TOEIC exige dos candidatos um preparo reforçado para realizar a prova.

A versão mais comum do TOEIC é o Listening and Reading, que avalia a compreensão oral e compreensão escrita do candidato. Graças a esse teste, os recrutadores podem ver suas habilidades de compreensão do inglês profissional. O teste é realizado presencialmente, aplicado em versão papel e dura 2 horas.

Já o Speaking & Writing, avalia as habilidades do candidato de se comunicar, num contexto profissional. Nessa prova, são testados os conhecimentos relativos à comunicação oral e a expressão escrita. O teste acontece online e também dura 2 horas.

O TOEIC Bridge é também um teste de compreensão oral e escrita, mas possui um nível um pouco inferior ao TOEIC Listening & Reading. Ele também é realizado presencialmente, em versão papel.

Treinar grátis

O nível do TOEIC

Cada uma das duas seções (Listening & Reading ou Speaking & Writing) é composta por 100 questões. A ETS converte o número de respostas corretas para poder obter duas notas, uma para cada seção. Cada uma dessas notas está compreendida entre 5 e 495 pontos.

A nota global é a soma das duas notas obtidas. A pontuação máxima é 990 e a mínima é 10.

Conversão da nota

Caso queira converter sozinho o número de respostas corretas em uma pontuação, ao fazer um teste prático, por exemplo, é necessário utilizar uma grade de pontuação ou uma grade TOEIC. Ela permite ver a equivalência entre o número de respostas corretas e a nota do TOEIC. No entanto, atenção, uma grade de pontuação TOEIC não é válida em todas certificações de língua, o código é associado somente a esse teste. A pontuação varia em função da dificuldade do teste.

Depois de passar o teste, você recebe um atestado, que destaca estas três notas:

  • Sua nota da primeira parte
  • Sua nota da segunda parte
  • Sua nota final: soma das duas notas supracitadas

Validade do TOEIC

O TOEIC é válido por dois anos a partir da data de obtenção dos seus resultados. Assim, as pessoas ou instituições que usam essa pontuação para avaliar seu nível do candidato, saberão que o certificado é recente e, portanto, fiável. A ETS julga que após esses dois anos, as competências do candidato possam ter mudado e que, por conseguinte, é necessário fazer novamente uma certificação.

Saiba tudo sobre a pontuação do TOEIC!

Compare a validade de outros testes bem como nossas dicas práticas para valorizar a realização de um certificado de proficiência em língua inglesa.

Exigências internacionais

A maioria das instituições de ensino superior que usam a pontuação do TOEIC como certificado de proficiência do inglês exige no mínimo 785 pontos do candidato, ou seja, o equivalente ao nível B2. Isso pode ser requerido para validar um diploma (é o caso de várias formações de engenheiro). Tal como acontece, muitas vezes, quando desejamos viajar para um país estrangeiro durante ou depois dos nossos estudos.

As empresas que recrutam um candidato para um cargo de dimensão internacional, exigem frequentemente, uma pontuação mínima no TOEIC para comprovar o nível do mesmo. Muitas vezes, a pontuação mínima solicitada varia entre 800 e 850. Hoje, 15 mil empresas e instituições públicas no mundo exigem uma nota mínima para poder trabalhar de forma eficiente num ambiente anglófono. Para conhecer os pré-requisitos para a obtenção da pontuação mínima, informe-se no estabelecimento em questão.

Equivalências com o CECRL

O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CECRL) foi criado com o intuito de comparar os resultados dos diversos testes de proficiência existentes numa escala comum. Cada nível corresponde a habilidades de compreensão e de comunicação do usuário da língua.

O seu resultado no TOEIC pode ser associado a um nível CECRL:

  • Até 120 pontos: suas competências são relativamente baixas. A nota equivale a um A1 no CECRL. Você é considerado como um utilizador básico e iniciante, sabe apresentar-se e fazer perguntas simples para alguém.
  • O segundo patamar ou A2 situa-se em 225 pontos: Nessa pontuação, você é considerado como utilizador básico intermediário. Você consegue se descrever, fazer perguntas e trocar informações sobre assuntos que lhe são familiares.
  • Até 550 pontos, é igual a B1: você se tornou um utilizador independente. Você entende os pontos essenciais das situações em que é confrontado. Você consegue utilizar um bom vocabulário quando viaja e é capaz de falar sobre temas mais variados.
  • A partir de 785 pontos: suas competências ficaram altas e você é considerado como um “independant user”, isto é, B2 na escala do CECRL. Você entende o conteúdo de assuntos mais complexos, sobre temas específicos. Ao falar, você se sente à vontade e mais espontâneo. Você consegue também expressar suas opiniões.
  • Por fim, se você atingir 945 pontos: é um utilizador experiente e autônomo. O seu CECRL equivale ao C1. Assim sendo, você sabe falar fluentemente sem hesitar muito. Você é capaz de estruturar suas ideias e interpretar textos complexos. Você entende as ideias implícitas.

Por conseguinte, o nível de inglês mais requerido na maioria das vezes varia entre B2 e C1. O nível B2 é na maioria das vezes adquirido na escola, com um pouco de treino, o candidato consegue alcançar a meta desejada.

A Sua preparação online com a GlobalExam

Para obter a melhor nota possível e ter bons resultados à primeira tentativa, é importante treinar. Para isso, GlobalExam vai lhe proporcionar um treino ilimitado contendo todos os exercícios específicos e questões semelhantes à prova do TOEIC. Deste modo, você estará pronto para o dia do exame e alcançará a pontuação exigida pelo TOEIC sem preocupações. Você pode desde já praticar e se aperfeiçoar no site da GlobalExam, usufruindo de um teste prático grátis!

Basta cadastrar-se, é sem compromisso e sem obrigação!

Treinar grátis