Partilhar em

A secção listening do exame TOEIC, chamada TOEIC listening comprehension, é a primeira parte do exame. É muito importante  fazer esta prova corretamente para ganhar confiança em você.

Esta prova precisa de uma concentração maximal para todos os candidatos porque cada parte do TOEIC Listening é baseada sobre gravações de áudio. 

No entanto, não se preocupe, um bom conhecimento das partes da secção listening do TOEIC e um treinamento regular com GlobalExam graças aos exercícios online que você pode passar nas condições reais do TOEIC, ajudam a obter um bom resultado. 

Desde o 1 de junho de 2018, a estrutura do TOEIC e os exercícios mudaram.

O conjunto de artigos da categoria “instruções” do blogue GlobalExam estão em adequação com as modificações do novo TOEIC. Os treinamentos TOEIC estão atualizados também. 

Treinar grátis

TOEIC LISTENING – Estrutura- Realização 

A secção listening testará a sua capacidade de perceber o inglês falado. É constituída de 4 partes e tem cem perguntas no total.

Conteúdo:

– Parte 1 – Fotografias: seis fotografias, seis perguntas

– Parte 2 – Perguntas e respostas, 25 perguntas

– Parte 3 – Conversas: 13 conversas, 39 perguntas

– Parte 4 – Monólogos: 10 monólogos, 30 perguntas. 

A secção listening demora 45 minutos mais ou menos.  As instruções são dadas oralmente para cada parte. 

Cuidado: No dia do teste, você tem que assinalar as casas sobre uma folha de respostas separada. É formalmente proibido escrever nas cadernetas do exame. 

TOEIC listening – critérios de avaliação – scoring

O TOEIC é avaliado sobre 990 pontos, cada secção é avaliada sobre um total de 495 pontos: O seu resultado para a secção listening será entre 5 e 495.

Na caderneta, podemos ver: 

TOEIC listening – critérios de avaliação – scoring

Ouvimos: 

  1. The sun is shining on the pyramid
  2. The moon is shining on the pyramid
  3. It is raining
  4. The square is full of people

Depois, basta escolher a proposição correta e escrever a letra correspondente na folha de respostas: B 

TOEIC listening – estratégia – conselhos

A estratégia principal para ganhar pontos na secção Listening do TOEIC consiste em utilizar ao máximo as informações que se encontram na caderneta do exame para antecipar o que você vai ouvir, assim focalizar a sua atenção  sobre os pontos chaves das gravações para responder corretamente as perguntas. Essa estratégia funciona para as partes 1,3 e 4 ( é impossível antecipar na parte 2 porque as perguntas e as opções de respostas não estão escritas.)

Os professores de nacionalidade americana, canadense, australiana ou inglesa podem  fazer as gravações áudio do TOEIC Listening. Para melhorar a sua compreensão, você tem que praticar, ouvindo diferentes acentos ingleses. 

É muito importante manter o foco: você só pode ouvir uma vez as gravações orais neste exercício.  Você vai ouvir muitas informações, é preciso manter o foco durante todo o período de escuta porque você não pode tomar notas. 

TOEIC Listening – Timing

O tempo é menos problemático para a secção listening  do que para a secção Reading do TOEIC. Você não pode gerir o tempo como você quer porque você tem que responder as perguntas à medida da escuta. Você não pode voltar atrás. Não vale a pena se pressionar, olhando cada minuto o relógio. 

Ver também nossos artigos sobre: