Partilhar em

Como converter sua nota usando a grade TOEIC?

Como é o caso de vários exames de inglês o TOEIC é uma prova de múltipla escolha, que permite ao candidato de certificar o seu nível de inglês. A pontuação obtida propiciará um certificado de competências linguísticas. O exame pode impactar o seu currículo profissional, promover novas oportunidades de trabalho no âmbito internacional e construir uma carreira de sucesso.

Em contrapartida, o teste possui 100 questões por seção, ao todo, 200 questões para as duas partes da prova. Mas como saber quantas respostas corretas são necessárias para atingir uma pontuação específica? GlobalExam lhe dá todas as coordenadas sobre a tabela de conversão do TOEIC.

Para atingir o resultado almejado, é necessário fazer uma preparação ao TOEIC, outro ponto em que a GlobalExam pode ajudá-lo.

Treinar grátis

A grade de pontuação

Cada teste de inglês possui sua própria grade de pontuação? e sua própria interpretação do resultado.

O TOEIC é um exame de proficiência voltado para o âmbito profissional. Ele prepara o candidato para as situações corrente do ambiente corporativo (viagens de negócios, telecomunicações, conferências, reuniões, entre outros).

A pontuação máxima do TOEIC é de 990 pontos. Isso representa a soma dos resultados de cada seção da prova. Cada uma possui uma pontuação máxima de 495 pontos. Desse modo, quanto maior for o número de respostas corretas do candidato, maior será as chances de aumentar sua nota final e comprovar o seu nível de proficiência no inglês.

Como são calculadas as notas?

Cada parte da prova do TOEIC possui 100 questões (formando um total de 200 questões). Cada seção do TOEIC tem uma pontuação máxima de 495 pontos. O seu resultado dependerá do número de respostas corretas. Logo, se não acertar nenhuma questão, você terá zero pontos, mas se acertar todas as perguntas, você terá 495 pontos.

Para a compreensão oral (Listening), é necessário obter pelo menos 27 respostas corretas para alcançar uma pontuação de 60 pontos no mínimo. Se o candidato acertar menos de um terço das perguntas, o seu resultado será de 110 pontos. Para validar o nível B1, é preciso atingir uma pontuação mínima de 275 pontos, ou seja, 56 respostas corretas. Para ter pelo menos 390 pontos exige-se pelo menos, 75 respostas corretas. Se o candidato aspira um resultado maior, ele deve acertar pelo menos 89 questões para obter 470 pontos. A partir de 93 respostas corretas, o candidato conseguirá atingir a pontuação máxima, ou seja, 495 pontos.

Como são calculadas as notas?

Na compreensão escrita (Reading), para alcançar o nível mínimo, o candidato deve acertar pelo menos 30 questões. A pontuação chegará até 110 pontos ou mais se acertar pelo menos 39 questões. A partir de 63 respostas corretas, o candidato obterá 275 pontos ou mais. Para conquistar até 390 pontos, pontuação necessária para atingir o nível B2, o candidato deve acertar pelo menos 83 perguntas no Reading. Para obter 470 pontos, o candidato deve acertar 95 perguntas das 100 questões. Por fim, para alcançar a pontuação máxima na prova é necessário acertar as 100 questões.

Durante o exame, você poderá ler os temas dos exercícios e os enunciados das perguntas no caderno da prova. Para responder, haverá sempre 4 alternativas. O candidato deve escolher a que corresponde à resposta certa. Em seguida, o candidato deve preencher o cartão de respostas do TOEIC, que passarão por uma leitura feita por computador.

Não tem como tirar zero na prova, caso o candidato marque a resposta errada. Por isso, é muito melhor responder a todas as questões, mesmo não tendo certeza da resposta certa. A sorte pode estar ao seul ado no dia da prova!

Avaliação dos resultados

No certificado TOEIC, haverá uma grade de correção da avaliação, para ajudar o candidato a entender sua nota final. Dependendo da sua nota global (soma da nota da compreensão oral e escrita), o candidato poderá entender os critérios de avaliação do TOEIC. Há uma grade para cada seção que lhe permitirá avaliar seu nível de inglês e cada tipo de competência.

Em compreensão oral, existe 3 níveis:

  • 200 pontos: você é capaz de interpretar as ideias centrais de uma fotografia ou de uma descrição. Entende os detalhes de uma conversa, se o vocabulário for simples, bem como as informações no final de um diálogo.
  • 300 pontos: você entende as ideias, o contexto e a finalidade de textos mais longos. Os detalhes podem ser assimilados se os ouvir várias vezes ou houver paráfrases.
  • 400 pontos: você entende textos difíceis, curtos e longos, sobre temas variados. Além disso, consegue captar os detalhes durante uma conversa, mesmo quando as construções de frases são complexas.

Já em compreensão escrita, existe 4 níveis:

  • 150 pontos: domínio do vocabulário simples e comum. Você acertará uma pergunta se a linguagem do texto e da informação dada são idênticas.
  • 250 points: Você consegue fazer deduções simples. Além de entender as estruturas gramaticais simples e ligar as informações naquelas contidas.
  • 350 pontos: capacidade em perceber as ideias e a finalidade de um texto. Você consegue estabelecer relações com diversas informações e estruturas gramaticais mais complicadas. Domínio de um vocabulário intermediário bem como compreensão do sentindo de uma palavra ou expressão graças ao contexto.
  • 450 pontos: boa compreensão de um vocabulário amplo. Você consegue fazer deduções das informações assimiladas bem como determinar as diferenças de sentido existentes entre termos relacionados.

O nível CECRL

Portanto, o seu nível de inglês é avaliado e certificado pelo TOEIC. Para interpretar corretamente a nota obtida, os diferentes níveis do CECRL são incluídos na grade de correção do TOEIC, de modo que o candidato possa ter acesso a uma tabela de conversão em seu certificado e avaliar melhor seu nível de conhecimento da língua inglesa, baseando-se nos critérios do CECRL.

Se você obter pelo menos 120 pontos, quer dizer que alcançou o nível A1 do CECRL, ou seja, você possui o domínio do vocabulário corrente, familiar e compreensão de situações simples. Você é capaz de se apresentar, dar informações sobre seu endereço e sua família.

Se você obter 225 pontos, quer dizer que atingiu o nível A2 do CECRL. Entende frases isoladas ou expressões frequentemente utilizadas e é capaz de trocar informações sobre assuntos simples.

O nível CECRL

Se você obter 550 pontos, quer dizer que atingiu o nível B1 do CECRL. Tem boa compreensão dos pontos essenciais de um discurso sobre assuntos que lhe são familiares. Vira-se bem para descrever um evento ou explicar um projeto. O nível B1 pode ser exigido para validar um diploma. Por exemplo: o nível TOEIC de engenheiro requer no mínimo 750 pontos.

Se você obter 785 pontos, quer dizer que atingiu o nível B2 do CECRL. Boa compreensão dos pontos essenciais de um texto, seja ele, concreto ou abstrato. Muito boa compreensão de temas variados. Sabe articular seu ponto de vista e opor-se a ideias.

Se você obter 945 pontos ou 990 (pontuação máxima), quer dizer que alcançou o nível C1 (o melhor nível) do CECRL. Esse é um ótimo nível de inglês. Compreensão de textos curtos ou longos e consegue captar as informações neles implícitas. Boa compreensão de assuntos informais, mas também profissionais ou acadêmicos. Fala de maneira clara, espontânea e estruturada.

Tenha êxito no teste!

Como já deve ter notado, é impossível “ser reprovado” neste teste. De fato, não é preciso validar um nível para obter o certificado. De acordo com o seu resultado do TOEIC, você alcançará um nível de inglês correspondente ao número de pontos acertados. É possível ter sucesso no TOEIC e obter o nível almejado. É possível atingir uma nota ou um nível mínimo requerido por sua instituição de ensino ou pela empresa onde trabalha. Aliás, as empresas consideram como boas as pontuações acima de 750 pontos. O nível B2 é, na maioria das vezes, o mais exigido pelas empresas, pois é ele quem garante uma boa compreensão do inglês e uma comunicação efetiva.

O treino para o TOEIC é portanto, crucial para obter a melhor nota possível e comprovar o melhor nível de inglês. GlobalExam, auxilia o candidato a revisar o seu o exame e aumentar sua nota final. Graças ao treino online, você poderá fazer e refazer dezenas de modelos de exercícios do TOEIC. A plataforma se adapta facilmente ao candidato, aperfeiçoando-o gradualmente e tendo em conta a sua pontuação almejada. Vários recursos estão à disposição do candidato: simulados de temas da prova do TOEIC, fichas de gramática ou dicas para preparar-se adequadamente para o exame.
Você pode realizar sua primeira avaliação TOEIC grátis. Basta se cadastrar agora mesmo!