Partilhar em

Validade em função dos testes

TOEFL ®, TOEIC ® e HSK são exames de proficiência muito específicos, cada um possui sua particularidade. Eles são todos diferentes, mas com um ponto em comum: sua validade!

E justamente por terem um período de validade, obtenha a melhor pontuação treinando online com a GlobalExam.

Validade do TOEFL, do TOEIC e do HSK

Os três são exames de proficiência. O TOEIC e o TOFEL testam o seu nível de inglês e já o HSK o seu nível de chinês. Eles certificam suas competências linguísticas durante um tempo, em condições específicas. Eles atribuem na maioria das vezes uma data de validade para a pontuação obtida. Tal como é o caso do TOEFL, do TOEIC e do HSK. As pontuações obtidas no exame são válidas por 2 anos a partir da data em que se fez o teste.

Os 3 exames emitem um certificado com validade de 2 anos, a partir da data em que se faz o teste (que se difere da data de recepção dos resultados). No caso do TOEFL, o candidato pode consultar o resultado online, cerca de 15 dias depois de ter feito a prova. Já para o TOEIC, são 7 dias depois de ter efetuado o exame (mas você só saberá o resultado final após recebimento pelo correio). Portanto, o certificado tem um efeito retroativo.

O exame do HSK testa sua compreensão e seu nível de conhecimento da língua chinesa.

Treinar grátis

Por que determinar uma validade?

Em questão de meses, nosso nível de idioma pode mudar e muitos fatores podem contribuir para o seu aperfeiçoamento: uma viagem de intercâmbio ou a trabalho num país anglófono ou simplesmente porque decidiu melhorar o seu nível de inglês empenhando-se na aprendizagem dessa língua. O contrário também pode acontecer, você pode baixar o seu nível de inglês caso não tenha oportunidade para desenvolver o idioma. De fato, suas habilidades linguísticas podem sofrer alterações consideráveis em função do modo como você pratica a língua.

As instituições que emitem os certificados acreditam que o nível de um candidato em um idioma evolui em 2 anos. Por isso, elas estabelecem uma data final de 2 anos para a validade do certificado. Após esse prazo, deve-se refazer o teste para comprovar de novo suas competências do inglês ou do chinês, já que o candidato pode expandir ainda mais seus conhecimentos ao longo do tempo. E as pessoas que visualizarem seu resultado no exame, poderão confiar, pois sabem que ele é recente e corresponde à realidade. As escolas, instituições e empresas que selecionam os candidatos em função de suas pontuações exigem na maioria das vezes, que elas sejam recentes, do contrário, não faz sentido.

Comparativo

Se estiver confuso, não se preocupe, esclarecemos tudo para você. Veja abaixo um quadro com resumo das validades dos testes.

TESTEValidadeTIPO
TOEFL2 anosAcadêmico
TOEIC2 anosProfissional
HSK2 anosAcadêmico
IELTS2 anosAcadêmico ou Geral
BULATS2 anosProfissional
CAMBRIDGEvalidade para toda a vidaAcadêmico

De fato, não é tão complicado assim. Como você pode observar, a maioria dos testes de língua são válidos somente por dois anos, pelos motivos supramencionados.

Os únicos exames com validade para toda a vida, são os testes da Cambridge. Ao contrário dos outros testes, que resultam em certificados, a Cambridge emite diplomas que acompanhará o candidato ao longo de toda sua vida.

Fazer o TOEFL, o TOEIC ou o HSK antes que seja exigido é uma má ideia?

Com frequência, muitas pessoas realizam um exame de proficiência a pedido de sua instituição de ensino ou da empresa em que trabalha. Mas se não for o caso, você pode decidir fazê-lo por conta própria. E pode ter certeza, é uma excelente ideia! Esses testes são muito benéficos na nossa vida. Seria uma pena fazer o teste “só para ver como é” visto o custo desses testes de proficiência.

Por que fazer um exame de proficiência?

Há várias razões para fazer um teste de língua, mesmo quando ele não foi requerido. Ele nos permite identificar o nosso nível de conhecimento num idioma. E é difícil constatar nosso valor linguístico sem um parecer de alguém de fora. Fazer o teste é uma ótima forma de avaliar suas competências, de forma objetiva, e de observar os eventuais progressos ou enfraquecimentos de nível num idioma.

Isso representa também uma forma de autodesafio. Faça o exame tendo em mente um objetivo específico. Prepare-se para o teste, treine, etc. Isso já é um verdadeiro desafio! Além de ser um excelente exercício, isso vai ajudar o candidato a adquirir mais rigor e autoconfiança. No tocante ao teste do TOEIC, aconselhamos começar sua preparação por um simulado do TOEIC para saber o seu nível.

Após 2 anos, seu certificado ainda é útil?

Depois do prazo de 2 anos, o seu certificado não se torna inútil, pelo contrário. Em primeiro lugar, alguns organismos podem aceitar seu certificado, mesmo você tendo feito o teste há mais de dois anos. Com poucos meses de diferença, o seu nível com certeza não sofreu alterações drásticas, principalmente se você permaneceu praticando o seu inglês. Caso tenha passado o TOEIC há 3 anos, mas tenha continuado a estudar o inglês, seu empregador sabe, sem sombra de dúvidas, que pode confiar no seu certificado, ainda que esteja “vencido”. Além disso, se você adquiriu mais experiência num ambiente anglófono desde que fez o exame, a seu certificado permanece um ótimo indicador para as empresas ou instituições de ensino.

Validade do TOEFL, do TOEIC e do HSK

Em segundo lugar, a iniciativa de querer validar o seu nível numa língua é muito positiva, ainda que esse nível tenha evoluído. Isso mostra que em algum momento de sua vida, você se dedicou para fazer o teste de proficiência, esforçando-se e usando todos os meios necessários para passá-lo.

Por último, se obter uma boa nota, informá-la durante uma entrevista de emprego ou indicá-la no CV representa uma vantagem para você e impressiona o seu interlocutor. Caso tenha passado o teste há mais de dois anos, não precisa acrescentá-la no CV, já que o certificado está vencido e poderia ser mal interpretado. Mas dizer oralmente pode encher os olhos do entrevistador e causar boa impressão!

Tenha êxito no teste treinando com a GlobalExam

Nossa solução é otimizada e fornece treinos em condições reais dos testes de proficiência, de modo a melhorar o nível de inglês ou de chinês dos candidatos online. Nossas opções pagas, tem custos bem mais acessíveis do que os onerosos cursos preparatórios e aulas particulares. Na GlobalExam, você pode treinar tal como no dia do exame e beneficiar das correções dos exercícios para avaliar seu desempenho antes de fazer o teste oficial.

Inicialmente, você tem acesso a centena de modelos de exercícios correspondente ao exame. Você pode se concentrar a fazer os que mais têm dificuldade. Além disso, você pode gerenciar sua rotina de estudo como quiser, fazendo por exemplo, 1 hora de TOEIC no final de semana ou um exercício simples de HSK no retorno do trabalho.

Segundo passo crucial: você pode fazer os simulados do exame. É como se você estivesse no dia da prova! O cronômetro começa a correr, você não pode parar. Sozinho, em frente à tela, você avalia em tempo real o seu desempenho no exame. Depois de concluído, você pode visualizar a sua nota e julgar seu rendimento em relação ao seu objetivo.

Os treinos da GlobalExam têm diferentes níveis de dificuldade e de intensidade. A escolha é sua! Quer seja para o exame do TOEIC, do TOEFL ou do HSK, revelamos todos os nossos segredos de preparação para os testes de proficiência para você. O blog da GlobalExam é recheado de dicas e conselhos para tornar o seu treino mais eficiente e deixá-lo em plena forma no dia do exame. É claro que ficamos à sua disposição para orientá-lo até o dia da prova oficial!

Ver também nossos artigos sobre: