Partilhar em

O que a pontuação do IELTS representa?

Depois de passar o teste do IELTS, os resultados são enviados pelo centro de exames entre 13 a 15 dias. No entanto, ao receber esses resultados, também é necessário saber interpretá-los. Aliás, recomenda-se conhecer o sistema de cálculo da pontuação do IELTS e da nota exigida pelas universidades ou instituições profissionais antes de fazer o teste. De fato, há um certo custo para se inscrever para o teste, por isso, é melhor ter a certeza de fazê-lo, idealmente, uma única vez e se esforçar para atingir a pontuação máxima e realizar seus projetos.

É aconselhável uma preparação para o IELTS antes de realizar o exame. Aqui, você encontrará os diversos suportes que propiciam a melhor preparação para o teste. O “melhor resultado” para o IELTS dependerá dos seus objetivos. Entretanto, se desejar saber mais sobre como analisar sua nota clique aqui.

Treinar grátis

Como são calculadas as notas do IELTS?

A pontuação do IELTS vai de 0 (ou 1) a 9 (expert). A nota global obtida no teste corresponde à média das pontuações de cada uma das provas do exame. Cada prova também possui uma pontuação de 0 a 9. Logo, tem-se o resultado do IELTS, fazendo uma média das notas obtidas em cada prova (listening, reading, writing, speaking).

A pontuação do IELTS corresponde a que nível do CECRL?

Uma boa pontuação do IELTS corresponde a uma nota entre 6 e 9 pontos. O quadro apresentado a seguir especifica as pontuações que podem ser obtidas e seus significados.

NotaNívelInterpretação do resultadoClassificação europeia do CECRL
0O candidato não compareceu ao teste-
1« non user »Incapacidade para falar inglês-
2« intermittent user »Compreensão e comunicação difíceis do inglêsA2
3« extremely limited user »Capacidade de comunicar em situações simples, de se fazer entender, mas cometendo um certo número de errosA2
4« limited user »Conhecimento limitado, capacidade de comunicar em conversas simplesB1
5« modest user »Conhecimento mais expandido da língua inglesa, mas ainda com desvios linguísticosB1
6« competent user »Domínio correto com algumas aproximações
Capacidade de participar em conversas do dia-a-dia
B2
7« good user »Bom domínio da língua apesar de cometer alguns erros e equívocos em algumas discussões complexasC1
8« very good user »Ótimo domínio da língua com desvios apenas ocasionaisC1
9« expert user »Usuário fluente a bilíngueC2

Os resultados em negritos são os únicos que dão acesso a uma formação numa instituição de ensino no estrangeiro. É possível encontrar um formulário (em inglês) pormenorizado sobre o IELTS.

Quais são as notas exigidas pelas universidades?

As universidades mais reconhecidas internacionalmente requerem de modo geral uma nota superior a 6. Uma nota acima de 7 é extremamente recomendada para ter acesso a uma formação de qualidade. Segue-se abaixo um quadro indicativo com a pontuação exigida por algumas universidades que requerem o IELTS para comprovar o nível de língua do candidato.

Nota mínimaUniversidades AmericanasUniversidades canadensesUniversidades francesas
5,5Berkeley-American University of Paris; EBS (European Business School
6Massachusetts Institute of Technology, Webster University, Stanford Graduat School of BusinessConcordiaBordeaux Ecole de Management; EM LYON
6,5Creighton University, University of California San Diego ou Saint MaryMcGill, Art Institute of VancouverESSEC Business School; Faculty de Droit et de Sciences Sociales de Poitiers; EUROMED; Science Po (Paris, Dijon, Menton, Poitiers, Reims, Lille…); SKEMA School of Management ); ECE Graduate School of Engineering; Ecole Central de Paris; Ecole National des ponts et chaussées; ENS
7Harvard University, Princeton, Yale, Columbia University (NY)Duke; The college of veterinarians of British Columbia-

O que as empresas solicitam?

O Teste IELTS (International English Language Testing System) é um teste destinado às pessoas que almejam morar fora, se naturalizar e obter um visto num país anglófono. Ele é, como tal, muito procurado pelas empresas no âmbito de uma expatriação, mas também pelos serviços de imigração (especialmente no Canadá, na Inglaterra, na Austrália e Nova Zelândia). 

Apesar do IELTS ser reconhecido no mundo todo, ele continua, contudo, sendo mais adaptado às pessoas que desejam candidatar-se para formações em países estrangeiros e apresentar suas candidaturas em universidades anglo-saxônicas, etc. 

No mundo profissional, será mais aconselhável orientar-se a testes de proficiência mais clássicos como o TOEIC, o GRE (Graduat Record Examination) e o Cambridge Exams (CAE, CPE).

O que as empresas solicitam?

O teste mais conhecido no mundo do trabalho continua sendo, indubitavelmente, o TOEIC, muito popular nos CV. Geralmente, o TOEIC é o teste de inglês de referência para as empresas e recrutadores para avaliar o nível de inglês de candidatos a uma vaga de emprego ou de funcionários no exercício de suas funções. 

Treine online para o IELTS na GlobalExam

No site da GlobalExam, você pode treinar os principais tipos de questões do IELTS graças a dezenas de exercícios e testes práticos que retomam exatamente o formato do teste.

Cada exercício é corrigido e um monitoramento de progressão é apresentado para que o candidato possa identificar seus pontos fortes e fracos, à medida que vai treinando. Assim, ele poderá utilizar se for preciso, nossas fichas de vocabulário e de gramática para revisar!

No blog da GlobalExam, você também pode criar um planejamento de revisões para atender as suas necessidades. O que você está esperando para testar a plataforma? Cadastre-se agora, é grátis! E você poderá receber um simulado com o tema completo da IELTS grátis.  

Você ainda pode encontrar no blog da GlobalExam fichas de gramática e de vocabulário que são necessárias para o domínio das competências relacionadas ao IELTS.