Partilhar em

Examine a nota obtida no TOEFL!

O TOEFL, como todos os testes de proficiência, é usado para avaliar seu nível de uma língua estrangeira e certificar algumas competências linguísticas. No tocante ao TOEFL, realizá-lo vai ajuda-lo a conhecer seu nível de inglês e a se posicionar em uma escala, em comparação com outras pessoas.

Razões para realizar o TOEFL!

Se você for solicitado a fazer o TOEFL, certamente porque há um (vários) motivos. TOEFL é um teste de proficiência em língua reconhecido mundialmente, que pode ser usado por várias razões.

De qualquer forma, para maximizar suas chances de obter um bom resultado, recomenda-se fazer uma boa preparação para o TOEFL. Isso permitirá que o candidato se familiarize com a estrutura do teste, o tipo de questões e não se defrontar com surpresas negativas no do exame.

Treine on-line na GlobalExam fazendo um teste grátis!

Treinar grátis

Pequeno lembrete sobre a estrutura do TOEFL

O TOEFL é um exame de proficiência em inglês acadêmico, destinado a falantes de inglês não nativos, geralmente solicitado durante os estudos na universidade. Ele avalia sua capacidade de compreender e comunicar em inglês e é dividido em 4 partes: compreensão oral, compreensão escrita, comunicação oral e comunicação escrita.

Como é feita sua nota do TOEFL?

Portanto, é um teste abrangente, que comprova seu nível de inglês. O TOEFL tem a particularidade de ser administrado pelo computador, até mesmo a parte de comunicação oral. De fato, nessa parte, o candidato fala ao microfone, de frente para a tela! Entretanto, vale salientar que as correções de comunicação oral do TOEFL são feitas por professores de verdade e não pelo computador.

Por que fazer o TOEFL?

  1. Para se candidatar em uma instituição de ensino superior
  2. Para ir estudar num país estrangeiro
  3. Para validar um diploma ou ingressar numa formação em que as aulas são ministradas em inglês ou participar de uma competição em uma escola.

Como é feita sua nota do TOEFL?

Cada uma das 4 seções do teste: Reading, Listening, Speaking e Writing vale 30 pontos. A nota final do TOEFL é, portanto, a soma dessas 4 notas, ou seja, uma nota entre 0 e 120 pontos, sendo 120 a nota máxima. A GlobalExam fornece todos os detalhes sobre as etapas da grade de avaliação.

Como é avaliado o TOEFL?

No que diz respeito às seções de compreensão oral e escrita (Reading e Listening):

  • Se você tirar entre 0 e 14/30, seu nível é baixo.
  • Se você tirar entre 15 e 21/30, seu nível é aceitável.
  • Se você tirar entre 22 e 30/30, seu nível é alto.

Os 30 pontos aplicados para a comunicação oral (Speaking):

Se você tiver entre 0 e 9/30: seu nível é baixo.
Se você obteve entre 10 e 17/30: limitado.
Se você obteve entre 18 e 25/30: médio.
Se você obteve entre 26 e 30/30: bom.

Os últimos 30 pontos estão relacionados à comunicação escrita (Writing):

  • Se você obteve entre 1 e 16/30: limitado.
  • Se você obteve entre 17 e 23/30: médio.
  • Se você obteve entre 24 e 30/30: bom.

A nota final dessa seção é 120 pontos.

Interpretação da nota final

Após a soma das dessas duas seções, você obtém uma nota valendo até 120 pontos. Você pode avaliar sua pontuação no TOEFL graças às equivalências com os níveis de QECR. Dependendo de sua nota final, mas também dos resultados em cada seção, escolas ou universidades podem julgar suas competências em inglês.

A nota do TOEFL e as instituições de ensino

As escolas renomadas e as universidades atribuem grande importância à pontuação no TOEFL, pois, como mencionamos anteriormente, é uma maneira simples de comparar candidatos entre si, independentemente de sua nacionalidade. Esse teste é, portanto, uma ferramenta, às vezes necessária para ingressar num curso. Cada instituição exige uma pontuação mínima no teste. Por exemplo, a escola de economia de Londres (LSE) solicita 105/120 e a HEC solicita 100/120.

A nota do TOEFL e as instituições de ensino

As escolas podem exigir uma pontuação mínima em determinadas seções, geralmente em Speaking, ou Writing. Isso dependerá do currículo ou da importância dada a essas competências pela escola. Por isso, é importante conhecer bem as notas do TOEFL. Se você obtiver uma nota final suficiente, mas não tiver atingido a nota mínima numa seção específica, infelizmente não poderá se inscrever. Antes de se candidatar para uma instituição, procure saber quais sãos as exigências quanto a nota. Geralmente você encontre essa informação no site de cada estabelecimento de ensino.

Mas, se não houver nenhuma especificação no site, você não precisa tirar uma nota mínima por seção ou total. Entretanto, quanto maior for a sua nota, mais você se destacará dos outros candidatos.

Pontuações acima de 90 pontos são consideradas boas.

Como obter seu certificado?

Depois de quinze dias da realização do TOEFL, o candidato recebe um certificado em seu endereço pelo correio. Esse certificado detalha sua nota final e comprova o seu nível de inglês. Ele é válido por dois anos.