Partilhar em

Score TOEFL: composição e interpretação

O TOEFL é um teste de inglês que permite saber o seu nível de inglês. Ao fazer o exame, você obtém uma pontuação que representa um nível TOEFL. Essa pontuação e esse nível podem ser vinculados a um nível de inglês geral e habilidades linguísticas. Portanto, é uma indicação valiosa para quem deseja conhecer suas competências em inglês.

Você pode começar um treino grátis online na GlobalExam.

Treinar grátis

Como é calculado o teste TOEFL?

O teste TOEFL é padronizado, pois é administrado em vários países, da mesma maneira. No final das 4 horas de exames, o candidato recebe uma pontuação, contendo várias informações.

Quanto mais alta for a sua nota, melhor será o seu nível de inglês. Para tirar uma boa nota no TOEFL, você deve conhecer a estrutura e a composição da pontuação desse exame de proficiência

Estrutura do TOEFL

O TOEFL é um teste de inglês que avalia todas as suas habilidades em inglês. Ele é composto por 4 partes:

  • Compreensão auditiva
  • Compreensão escrita
  • Comunicação oral
  • Comunicação escrita

Cada parte tem vários exercícios. Os suportes usados no teste são variados. Você pode responder questões de compreensão sobre textos ou gravações de áudio e pode precisar fazer um resumo sobre uma questão aberta ou baseando-se em dois documentos diferentes. Este é um teste de orientação acadêmica, ou seja, ele avalia seu inglês em situações relacionadas à universidade e ao ensino superior. Sua nota do TOEFL avalia seu nível, baseando no inglês utilizado ou utilizável nas aulas e entre os estudantes.

Este teste é, portanto, muito abrangente, que, além de testar seu nível geral de inglês, também varia as situações nas quais você pode precisar falar inglês. Realizar o TOEFL IBT é uma verdadeira vantagem para você. A pontuação revela muito mais do que um simples nível de inglês por isso, o certificado é muito apreciado por empresas ou instituições de ensino.

Composição da pontuação

Cada parte do TOEFL IBT (compreensão oral, compreensão escrita, comunicação oral, comunicação escrita) vale 30 pontos. O número de respostas corretas ou o desempenho do candidato na parte comunicação (oral e escrita) é convertido em uma nota. Essas quatro notas são somadas (30 X 4 = 120) para formar a nota final do TOEFL. As quatro partes têm o mesmo peso e a mesma importância na pontuação final (120 pontos).

Portanto, você poderá obter uma nota de 0 a 120 pontos. Você terá acesso online aos seus resultados 15 dias após a data de realização exame, consultando a sua conta no TOEFL, na rúbrica: Toefl-registration. Sua nota também é emitida em um certificado oficial do TOEFL, em papel, que lhe será enviado por correio para o endereço indicado durante o seu cadastro.

Score TOEFL: composição e interpretação

A nota é válida por 2 anos a partir da data do exame. Após esse período, seu certificado vence e você pode ser solicitado a refazer o teste.

Como avaliar sua nota TOEFL?

O TOEFL é um certificado e não um diploma, logo, não é possível ser reprovado no teste. De fato, é possível tirar uma nota baixa (ou alta), mas não é possível perder no TOEFL. Seja qual for a nota obtida, o que contará mesmo são as informações sobre o seu nível de inglês, registradas no seu certificado. Portanto, passar no teste TOEFL, significa obter a nota que você precisa para comprovar um determinado nível. Pode ser a nota requerida pela instituição onde você deseja estudar no exterior ou a nota exigida pela sua universidade.

Saiba como interpretar sua nota em compreensão e comunicação

Para a compreensão, tanto oral quanto escrita, sua pontuação é considerada boa se você tirar mais de 22 pontos. Você entende bem o inglês com uma pontuação acima de 22 pontos.

Para a comunicação oral (Speaking), sua nota deve ser superior a 26 pontos para ser considerada alta. Se obtiver essa pontuação, você fala bem o inglês de acordo com o TOEFL;

Para a comunicação escrita, as notas acima de 24 pontos são consideradas as melhores. Você escreve um bom inglês e consegue estruturar bem suas ideias quando obtém 24 pontos ou mais no TOEFL.

Se seus resultados forem mais baixos que os notas indicadas acima, isso não quer dizer que seu inglês é ruim. Essas indicações são fornecidas como ilustração, para ajudá-lo a interpretar sua nota. Se você tirar uma nota mais baixa, seu nível de inglês é intermediário.

Interpretação da nota final

No entanto, as notas podem ser identificadas como razoavelmente boas. Em geral, as escolas exigem notas entre 85 e 95 pontos. Isso corresponde a um nível B2. É um bom nível de inglês, que permite estudar em inglês ou trabalhar em inglês. Para as instituições, esse é um nível que garante uma boa compreensão do inglês. No entanto, algumas escolas exigem pontuações mais altas. As escolas mais exigentes exigem um pontuação em torno de 100 pontos ou mais.

É possível comparar sua pontuação no TOEFL com a tabela de nível do CECCRL. Para te ajudar, segue aqui uma tabela de comparação das pontuações no TOEFL e o que isso informa sobre o seu nível de inglês.

Também é fácil comparar as pontuações do TOEFL com outros exames de proficiência em inglês. Ainda que os testes de inglês testam outras habilidades e outros “tipos” de inglês, como o inglês profissional, eles ainda podem ser relacionados ao nível do QECR.

Nível CECRLA1A2B1B2C1
TOEFL IBT<5657-8687-109110-120
<567567-633637-677

A correção do teste

O nosso TOEFL é corrigido por dois tipos de corretores diferentes. As seções de compreensão oral e compreensão escrita são corrigidas por leitores ópticos, como são questões de múltipla escolha, seu cartão-resposta passa por uma leitura feita por computador.

Já nas seções comunicação oral e comunicação, todas as provas são lidas e avaliadas por uma equipe de 3 a 6 professores, atribuindo-lhe em seguida uma nota.

Para saber exatamente o que os professores avaliadores do TOEFL esperam dos candidatos, a GlobalExam explica em detalhes cada exercício das partes de Speaking e Writing, é disponibiliza um exemplo de resposta para que você entenda melhor as expectativas dos professores.

Para obter uma boa pontuação no TOEFL, prepare-se bem para o exame. Você já deve ter notado que o TOEFL é bastante longo, envolvendo muitos exercícios diferentes. Uma boa preparação permitiá que você saiba tudo sobre a estrutura do teste. Você pode melhorar sua pontuação no TOEFL facilmente com a GlobalExam. Experimente já nossos treinos online e ganhe pontos rapidamente!

Ver também nossos artigos sobre: