Quais são as instruções para o TOEFL?

O TOEFL (Test Of English as a Foreign Language) é um teste de proficiência em inglês padronizado reconhecido internacionalmente. Ele é uma certificação utilizada por muitas universidades anglo-saxônicas (americanas, canadenses, inglesas,etc.) e escolas renomadas (que ministram suas aulas em inglês) para possibilitar o ingresso de estudantes estrangeiros.

O TOEFL é reconhecido por mais de 8 500 estabelecimentos de ensino superior e agências em mais de130 países. Desde sua criação em 1964, mais de 30 milhões de testes foram administrados (3 milhões só em 2017).

Esse teste avalia as habilidades de compreensão e comunicação, oral e escrita do candidato em inglês. Para obter maiores informações sobre o TOEFL, acesse o site da ETS, que é o administrador do teste.

Uma boa preparação para o TOEFL é essencial para se familiarizar com a estrutura da prova e com os tipos de questões feitas. Existe inúmeras astúcias que te ajudam a desenvolver as melhores estratégias para ter uma boa nota no teste.

O teste Test Of English as a Foreign Language (TOEFL) foi elaborado para avaliar as habilidades linguísticas de falantes que não tenham o inglês como língua materna. Ao longo dos anos, o teste foi evoluindo e hoje a versão mais comum é o TOEFL IBT (Internet Based Test), que é feita pela internet.

SeçãoConteúdoDuraçãoPontuação
Reading3 ou 5 textos
Cerca de 12 questões
1h a 1h40min30
Listening- 6 ou 9 áudios
- 5 ou 6 questões por áudio
1h a 1h30min30
Speaking6 tarefas20 minutos30
Writing2 redações50 minutos30

O teste é dividido em 4 seções: reading, listening, speaking e writing, respectivamente.A ordem das seções é sempre a mesma.

GlobalExam te propõe testar todos os exercícios do TOEFL IBT grátis.

Treinar grátis

As instruções para a parte de Reading

A parte reading doTOEFL dura entre 1h e 1h40. Ela é composta por 3 ou 5 exercícios. O exercício 1 dura 20 minutos e os exercícios 2 e 3 bem como os exercícios 4 e 5, estão relacionados, ocorrendo um atrás do outro. Eles duram 40 minutos.

Observação: a ETS tem total liberdade para aplicar 3 ou 5 exercícios. De qualquer modo, o candidato será avaliado somente em 3 exercícios. Porém, se for solicitado que se faça os 5, não tem como saber quais deles serão de fato avaliados. Nesse caso, a ETS aplica novos exercícios.

As instruções para a parte de Listening

A parte listening doTOEFL dura entre 1 hora e 1 hora 30 minutos. Geralmente, ela é composta por 6 exercícios, mas pode ser que você seja solicitado a fazer 9 exercícios no dia da prova. Cada exercício dura 10 minutos. A seção completa tem duração de 1 hora (se for 6 exercícios) ou de 1h30min (se for 9 exercícios).

Quais são as instruções para o TOEFL?

Dica 1: apesar de você saber que será avaliado em apenas 3 exercícios na parte de reading e em 6 exercícios na parte de listening, se no dia da prova houver mais do que isso, mantenha-se concentrado e tente fazer todos os exercícios, pois como foi dito anteriormente, não dá para saber quais exercícios os examinadores da prova escolherão avaliar.

Dica 2: vale lembrar que a primeira parte do teste (Reading e Listening) pode durar 3 horas e que ela requer muita concentração. Só então você poderá desfrutar de uma pausa de 10 minutos. Portanto, em sua preparação é essencial treinar nas condições reais do teste (sem pausas) durante um longo período de tempo.

As instruções para a parte de Speaking

Após uma pausa de 10 minutos (na parte de fora da sala), o candidato retoma o exame com a parte de Speaking doTOEFL, tão temida, mas que não é tão difícil como muitos pensam. Ela dura 20 minutos e possui 6 exercícios durante os quais o candidato fala de 30 segundos a 1 minuto.

As instruções para a parte de Writing

Por fim, o candidato conclui o teste com a parte de Writing doTOEFL. Ela é composta por 2 exercícios de redação em um total de 50 minutos. A primeira redação dura 20 minutos e a segunda 30 minutos.

Algumas dicas extras

Para te ajudar aqui segue algumas dicas da GlobalExam:

  • Inscreva-se para o teste TOEFL o mais cedo possível!

Assim que tiver escolhido a data para fazer o teste, reserve imediatamente o seu lugar, pois dependendo do lugar onde mora e da data que pretende realizar o TOEFL, pode ser que não haja disponibilidade de vagas. Por isso, antecipe-se e inscreva-se com pelo menos 3 meses de antecedência para o exame.

  • Verifique o local de realização do exame e chegue antes no dia da prova!

É importante reconhecer o lugar onde acontecerá a prova antes da data da realização da mesma, de modo a calcular bem o tempo de trajeto até o local do exame e lembre-se que no dia do seu TOEFL, você deve chegar 30 minutos antes do início da prova. Os candidatos que chegarem atrasados não poderão mais entrar.

Não esqueça de levar sua carta de confirmação bem como um documento de identidade válido (com foto e assinatura). Em compensação, não precisa leva lápis, canetas ou folhas de rascunho, pois eles lhe serão fornecidos no local.

Ver também nossos artigos sobre:

Treinar grátis