Apresentando a seção Listening do TOEFL ®

A parte Listening do TOEFL mede sua capacidade de ouvir, entender e analisar conversas acadêmicas e universitárias.

Estrutura

A seção TOEFL Listening é composta por 3 tipos de exercícios. Neles você deve:

  • Ouvir 2 ou 3 diálogos de 2 minutos e 30 segundos a 3 minutos, em um contexto universitário entre um estudante e um professor ou membro da equipe acadêmica. Em seguida, o candidato deve responder a 5 questões.
  • Ouvir 2 ou 3 diálogos de 4 a 5 minutos, sobre um tema acadêmico, sob a forma de uma aula apresentada por um professor com a participação de seus alunos. Em seguida, o candidato deve responder a 6 questões.
  • Ouvir 2 ou 3 aulas de 4 a 5 minutos, sobre um tema acadêmico apresentados somente por um professor. Em seguida, o candidato deve responder a 6 questões.

A sequência dos exercícios da seção TOEFL Listening é sempre a mesma: primeiro você ouve um diálogo num contexto universitário, em seguida, ouve uma aula de um professor com participações dos alunos e por fim, ouve uma aula sem intervenções, só o professor fala.

Apresentando a seção Listening do TOEFL

No final de cada áudio, o candidato tem 10 minutos para responder entre 5 a 6 questões. O cronômetro é lançado quando a primeira pergunta aparece na tela.

Treinar grátis

Cronologia

Você deve fazer 6 ou 9 exercícios, mas só saberá a quantidade certa quando estiver respondendo o sexto exercício. De qualquer modo, tanto os 6 exercícios como os 3 exercícios extras são obrigatórios.

  • Exercício 1(10 min): diálogo
  • Exercício 2 (10 min): aulas participativas
  • Exercício 3 (10 min): aulas participativas
  • Exercício 4 (10 min): diálogo
  • Exercício 5 (10 min): aulas participativas
  • Exercício 6 (10 min): aulas participativas
  • Exercício 7 (10 min): diálogo
  • Exercício 8 (10 min): aulas participativas
  • Exercício 9 (10 min): aulas participativas

Temas

Os diálogos apresentados no TOEFL Listening tratam de temas comuns de situações comuns da vida universitária, mostrando principalmente conversas entre um aluno e um professor, um bibliotecário ou entre qualquer outro membro da equipe acadêmica.

As aulas abordam várias áreas do saber ensinadas na universidade: Ciências, História, estudos sociais, Artes, etc.

Tipos de questões

Como na seção TOEFL Reading, há várias questões recorrentes na seção Listening, que podem ser classificadas como modelos de questão. Geralmente, elas são questões de múltipla escolha e , com exceção da questão apresentadas sob forma de tabela a ser completado. Normalmente, as questões valem 1 ponto, algumas podendo valer mais, mas nesse caso, será indicado na questão.

Tabela dos tipos de questões do TOEFL Listening

Tipo de questãoExemploTipo de respostaObjetivoObservações / dicas
Ideia principal / objetivo“Why does…:”Múltipla escolhaIdentificar um tema principal do diálogo ou o motivo pelo qual o estudante conversa com seu interlocutorAtenção: tenha cuidado para não se precipitar na escolha da resposta. Algumas alternativas, parecem ser pertinentes numa primeira leitura, mas no fundo são muito específicas ou são muito gerais.
Dica: leia com bastante atenção todas as alternativas de resposta e compará-las.
Detalhe“What does…?”Múltipla escolhaResponder a uma questão que diz respeito a um detalhe (data, número, etc)Dica: use o rascunho para anotar resumidamente detalhes importantes do diálogo. Às vezes, você deve marcar duas respostas. Nesse caso, será indicada na própria questão
Dedução “What Marry Jane probabily do?”
-------------------
“What the student…?”
Múltipla escolhaEncontrar uma Escolher uma alternativa deduzindo uma resposta que não está indicada explicitamenteNão se espera respostas incoerentes nesse exercício. A dedução feita pelo candidato deve ser lógica em relação ao conteúdo do trecho.
Estrutura retórica“How has the professor organized…?”Múltipla escolhaCompreender como o locutor estrutura seu discurso para exibir suas ideias. Como o autor utiliza essa estrutura retórica (ao citar algo, dar um exemplo, ao fazer uma comparação, etc.)?
Função retórica“What Marry Jane probabily do?” Múltipla escolhaCompreender por que o locutor estrutura seu discurso de tal ou tal maneira.Atenção: tenha cuidado para não se precipitar na escolha da resposta. Algumas alternativas, parecem pertinentes numa primeira leitura, mas no fundo são muito
Atitude“Why does…?”
-----------------------
“Why does…?”
Múltipla escolhaCompreender a atitude do locutor.O trecho sobre o qual trata a questão está muitas vezes repetida, quando a questão é feita.
Sequências“Put the events in the order that…?TabelaClassificar vários elementos de acordo com suas ordens lógicasÉ crucial fazer anotações para responde esses tipos de questões, de forma adequada. Dica: Quando ouvir uma enumeração, classificação, datas, etc.) Tome nota.

Saiba mais:

Treinar grátis