Apresentação da seção Reading do TOEFL®.

A parte Reading do TOEFL mede sua capacidade de ler, entender e analisar textos acadêmicos. O papel dos examinadores é de avaliar se o candidato é capaz de ler o conteúdo pedagógico que estudará nas universidades anglófonas.

Estrutura

A seção TOEFL Reading possui entre 3 a 5 trechos de textos de até 700 palavras. O candidato deve responder entre 12 e 15 questões por trecho de texto. Ele tem 20 minutos para ler e responder às questões do primeiro texto. Em seguida, ele tem 40 minutos para ler e responder às questões do terceiro e do quarto textos. Idem para o quarto e quintos textos, caso eles sejam propostos na prova. Gerenciar bem o seu tempo é essencial para ter sucesso na prova.

Cronologia

Você deve realizar 2 ou 3 exercícios. No final do segundo exercício, será indicado se haverá um terceiro ou não. Vale notar que todos os exercícios são obrigatórios.

TOEFL Reading: Preparação

  • Reading exercício 1 (20 min): 1 texto de em média 700 palavras.
  • Reading exercício 2 (40 min): 2 textos de em média 700 palavras cada um.
  • Exercício 3 (40 min): 2 textos de até 700 palavras cada um.

Temas

Os textos abordam saberes próprios do mundo universitário tais como ciências, história, estudos sociais, artes, etc. O objetivo é examinar se o candidato é capaz de ler um artigo acadêmico ou um conteúdo educativo como se poderia encontrar ao estudar nas universidades anglófonas.

Treinar grátis

Tipos de questões

Pode-se presumir que existem 10 tipos de questões na seção TOEFL Reading. Geralmente, são questões de múltipla escolha, valendo 1 ponto. Entretanto, algumas delas podem valer entre 2 a 3 pontos (essa informação lhe será indicada ao lado da questão). É o caso principalmente das questões apresentadas sob a forma de tabelas a ser preenchidas.

Tabela do tipo de questões

Tipo de questãoExemploTipo de respostaObjetivoObservações / dicas
Vocabulário“The word X is closest meaning to:”Múltipla escolhaIdentificar um substantive, adjetivo, verbo ou advérbioNão se trata de te testar sobre uma palavra complexa.
Dica: Caso não conheça a palavra em questão: - tente encontrar indícios no parágrafo - tente resolver a questão por eliminação
Referência“Look at the word “It” in paragraph 2, what does it refer to?”Múltipla escolhaEncontre o elemento referente a um pronome (a palavra, a alternativa ou a frase que remete a esse pronome)Dica: analise as características desse pronome para encontrar seu elemento referente: o - gênero (masculino / feminino), - número (singular / plural) - substantivo (próprio / comum)
Estrutura retórica“In paragraph 6, the author discusses “the thriving obsidian operation” in order to:” --------------------------- Why does the author mention survival of snakes and crocodiles” in paragraph 2?”Múltipla escolhaCompreender como o autor estrutura seu texto para transmitir suas ideiasExiste dois tipos de questão no exame: 1- por que o autor utiliza essa estrutura retórica para dar um exemplo, para justificar uma ideia, etc. - 2Como o autor utiliza essa estrutura retórica ao citar um exemplo ou ao fazer uma comparação, etc.
Paráfrase“Which the sentences below best expresses the essential information in the highlight sentence in paragraph 4?”Múltipla escolhaFaça uma paráfrase da alternativa selecionada, ou seja, escolha a resposta em que o sentido é mais próximo da alternativa selecionada.Atenção: há sempre uma pegadinha dentre as alternativas que consiste em propor paráfrases parciais contendo apenas uma pequena parte da resposta.
Dica, tente resolver a questão por eliminação para não marcar de forma precipitada uma alternativa contendo apenas parte da resposta.
Coerência
In the paragraph 1 of the passage, there is a missing sentence. The paragraph is repeated below and shows four letters (A, B, C e D) that indicate where the following sentence could be added. Where would the sentence best fit?”
Múltipla escolhaEncaixar uma proposição de frase no lugar certo em um parágrafo.4 alternativas de frases são propostas num mesmo parágrafo para que o candidatado as encaixe no lugar certo.
Dica: estude os conectores lógicos, teste cada uma das alternativas antes de escolher a resposta que considera certa.
Fato/detalhe“According to Paragraph 1, which of the following sentence about Richard Branson is true?”
----------------------------
““According to Paragraph 4, what caused most invertebrate species in the Mediterranean to become extinct?”
Múltipla escolhaCompreender o detalhe de um trecho de texto.Às vezes, duas respostas devem ser selecionadas. Nesse caso, o próprio anunciado especifica. Dica: não faça deduções ou suposições, pois a resposta deve ser encontrada de forma explícita no texto.
Questões negativas (not/except)“In paragraph 1, each of the following is mentioned as a feature of the city of London except:”
--------------------------
“Which of each the following is not mentioned in paragraph 2 as main factor in the development of London?”
Múltipla escolhaEncontrar uma informação que não está mencionada no texto.Ao contrário das questões sobre fatos e detalhes, a resposta da questão não aparece no texto, contrariamente às outras opções de resposta.
Dica: tente achar a resposta por eliminação, identificando o que foi dito e, portanto, eliminando as respostas erradas.
Dica: tente achar a resposta por eliminação, caso não
Deduçãoparagraph 3 about the development of London?”
--------------------------
“Paragraph 5 implies that the quick development of London was needed because:”
Múltipla escolhadeduzindo uma resposta que não está indicada explicitamenteincoerentes nesse exercício. A dedução feita pelo candidato deve ser lógica em relação ao conteúdo do parágrafo.
Tabelas para completar“Diretions: 5 of the answers below are used in the passage to illustrate the differences or the…TabelaEncaixar duas (ou mais) proposições de frases em suas categorias correspondentes para identificar aspectos comuns ou divergentes de um assunto.Geralmente, há quantidades ímpares de alternativas de respostas. Duas delas devem ser eliminadas, pois não serão usadas. As outras devem ser preenchidas na categoria correta.
Astúcia: você pode ver o número de proposições de frases a ser preenchidas nas suas categorias respectivas em função do seu tamanho. Essa questão vale mais de 1 ponto (o número de pontos será indicado na própria questão).
Frases de síntese“Directions Na introductory sentence for a brief summary of the passage is provided below…TabelaIdentificar 3 ou 5 proposições de frases que sintetizam melhor o textoDica: cuidado para não escolher alternativas com informações cheia de detalhes para o resumo do texto. Essa é a principal pegadinha para esse tipo de questão. O seu papel é achar as alternativas contendo apenas as ideias principais do resumo. Essa questão vale mais de 1 ponto (o número de pontos será indicado na própria questão).

TOEFL Reading: Preparação

Se preparar para a seção Reading será essencial para que você tenha êxito. Além disso, fazer pesquisas na internet para encontrar soluções eficazes será muito útil e vai ajudá-lo a otimizar seu planejamento de estudo e entender melhor as pegadinhas que caem no exame. A GlobalExam propõe um serviço voltado ao seu total desempenho na seção Reading do TOEFL.

A Global Exam é tem uma equipe de especialistas, de professores e avaliadores, dedicados à sua preparação do TOEFL Reading.

Ver também nossos artigos sobre: TOEFL listeningTOEFL ReadingTOEFL writinginstruçoes do TOEFL.

Treinar grátis