Partilhar em

Apresentação do teste IELTS

O IELTS (International English Language Testing System) é um exame de proficiência em inglês padronizado e reconhecido internacionalmente. Esse teste é utilizado para avaliar o nível de inglês de pessoas que desejam estudar ou trabalhar num ambiente anglófono. A maioria dos candidatos são estudantes que almejam continuar suas trajetórias acadêmicas num país estrangeiro ou pessoas que querem construir uma carreira internacional. Hoje, mais de 10 mil organizações, públicas e privadas aceitam o IELTS.

De acordo com o site do British Council, mais de 3 milhões de pessoas realizam o teste anualmente. Isso faz do IELTS um dos testes de língua mais populares do mundo.

Existe 2 versões do IELTS:

  1. IELTS Academic: voltado para estudantes que desejam ingressar em instituições de ensino superior num país estrangeiro.
  2. IELTS General Training: voltado para o mundo profissional. Ele permite que as pessoas que almejam trabalhar no estrangeiro, comprove seu nível de inglês.

Seja qual for a versão do teste que lhe interessa, é altamente recomendável fazer uma preparação para o IELTS para não se deparar com surpresas negativas no dia do teste!

O exame avalia 4 competências linguísticas:

  • O Listening (compreensão oral) consiste em responder a 40 questões de múltipla escolha.
  • O Reading (compreensão escrita) consiste também em responder a 40 questões de múltipla escolha, baseando-se em 3 textos diferentes.
  • O Writing (expressão escrita) o candidato deve realizar duas redações: uma primeira de 150 palavras e a segunda de 250 palavras.
  • O Speaking (expressão oral) consiste em uma entrevista oral com um examinador do IELTS. O teste acontece em 3 partes: primeiro o examinador faz perguntas pessoais ao candidato, em seguida, pede para o candidato argumentar sobre o tema selecionado por sorteio e por último, o examinador inicia um diálogo mais abrangente sobre esse mesmo tema.
Treinar grátis

Duração do teste (válido para as 2 versões)

O Listening dura 40 minutos:

  • 30 minutos ouvindo o áudio.
  • 10 minutos para transferir as respostas na folha de resposta.

O Reading dura 60 minutos:

  • 20 minutos por texto.

Apresentação do teste IELTS

O Writing dura 60 minutos:

  • 20 minutos para a primeira redação de 150 palavras.
  • 40 minutos para a segunda redação de 250 palavras.

O Speaking dura entre 10 e 15 minutos:

  • De 2 a 3 minutos para a primeira parte (perguntas pessoais).
  • De 4 a 5 minutos para a segunda parte (argumentação de um tema sorteado).
  • De 4 a 7 minutos para a terceira parte (diálogo e questões mais gerais).

As provas IELTS duram ao todo, de 2h50min a 2h55min.

Os temas do IELTS

Como o exame avalia o nível de conhecimento geral dos candidatos, todos os temas atuais podem ser abordados nas 4 provas.

  • A sociedade moderna no seu todo (a globalização, os avanços científicos, as novas tecnologias, a saúde, etc.)
  • A vida cotidiana (os transportes, a comida, o entretenimento, etc.)
  • A educação (os níveis de estudo, a aprendizagem de línguas estrangeiras, os programas universitários, etc.)
  • O Meio ambiente (a ecologia, as mudanças climáticas, as espécies em via de extinção, etc.)
  • O trabalho (o desemprego, a aposentadoria, o impacto dos governos, etc.)

Cabe salientar que a prova do Reading do IELTS General Training possui textos com temas mais voltados para o mundo do trabalho ao passo que a seção Reading do IELTS Academic pode abordar qualquer um dos temas supracitados.

Onde fazer o teste IELTS?

O IELTS só pode ser feito em centros credenciados pelo British Council. A prova é aplicada em várias cidades do país, tendo diversas datas disponíveis por mês.

Recomenda-se de fazer a inscrição para o IELTS pelo menos 2 meses antes.

O preço da taxa de inscrição para o IELTS pode variar de acordo com a data, o local e a versão do exame escolhido (de R$ 795 a R$ 1040). O candidato deve pagar a taxa no ato da inscrição.

Por que fazer o IELTS?

O IELTS é uma preciosa ferramenta para conquistar novas oportunidades tanto acadêmicas como profissionais. É um teste reconhecido no mundo todo, por muitos países como a Austrália, o Canadá, a Nova Zelândia, o Reino Unido ou os Estados Unidos.

Treine online com a GlobalExam

Antes de fazer a prova, é altamente recomendado fazer uma preparação a fim de atingir a nota desejada. Na GlobalExam, você tem a possibilidade de treinar em condições reais do teste, graças aos modelos de exercícios e de testes práticos, com correções detalhadas.

Todos os exercícios seguem a estrutura do teste oficial, permitindo-lhe de antecipar o tipo de questões e de temas abordados.

Inscreva-se já na GlobalExam e ganhe um teste grátis!

Ver também nossos artigos sobre: