Partilhar em

A estrutura do teste IELTS

O IELTS (International English Language Testing System) é um teste de proficiência em inglês administrado pela Organisation British Council. O IELTS é um dos testes de inglês mais reconhecidos no mundo, com mais de 3 milhões de provas aplicadas anualmente.

O IELTS é reconhecido internacionalmente e utilizado por mais de 10 mil organizações espalhadas em mais de 140 países. Essas organizações são múltiplas e variadas, mas as principais razões que incitam os candidatos a fazer o exame são: educação, emprego e imigração. Por isso, o IELTS é um verdadeiro diferencial para uma carreira de sucesso!

Existe dois tipos de IELTS: IELTS Academic e IELTS General Training.

O IELTS Academic: é voltado para candidatos que desejam ingressar nos estudos superiores ou para quem pretende trabalhar num ambiente anglófono. Essa versão do teste mede a capacidade dos candidatos em estudar ou trabalhar usando o inglês.

A estrutura do teste IELTS

O IELTS General Training: é voltado para pessoas que almejam fazer um intercâmbio, realizar o ensino secundário num país anglófono, fazer uma formação ou adquirir uma experiência profissional. Esse teste concentra-se em fundamentos mais gerais a ser assimilados para sobreviver num contexto mais abrangente de relações sociais e profissionais num país anglófono. Essa versão do IELTS é utilizada principalmente pelos serviços de imigração da Austrália, do Canadá, da Nova Zelândia ou do Reino Unido. Seja qual for a razão, seja qual for a versão escolhida, é importante ter um bom conhecimento prévio da estrutura e das instruções do teste para não se deparar com surpresas desagradáveis no dia da prova.

Contudo, caso tenha interesse em saber mais sobre como avaliar sua pontuação, clique aqui.

Treinar grátis

O Listening

A prova do Listening (compreensão auditiva) é semelhante tanto na versão IELTS Academic como na IELTS General Training. Ela é dividida em 4 partes. O candidato ouve trechos de áudios (como textos, monólogos e diálogos). Esses trechos são tocados numa ordem crescente de dificuldade. O candidato deve responder a 40 questões relacionadas às gravações que ouviu. O Listening dura 30 minutos. Para obter maiores informações sobre essa seção, consulte a nossa ficha: IELTS – Prova do Listening.

O Reading

A prova do Reading (leitura) é semelhante nas duas versões do teste, porém, os textos apresentados se diferem. O candidato dispõe de uma hora para ler 3 textos e responder a 40 questões na folha de respostas. Os textos são organizados por ordem crescente de dificuldade. São trechos retirados de livros, revistas, jornais ou websites. Para obter maiores informações sobre essa seção, consulte a nossa ficha: IELTS – Prova do Reading.

O Writing

A prova do Writing (escrita) possui duas redações. O candidato tem uma hora para escrever dois textos: um de 150 e outro de 250 palavras, no mínimo. O tema do primeiro texto é diferente nas duas versões do IELTS. No IELTS Academic, solicita-se ao candidato que faça a análise de gráficos ou de tabelas; já no IELTS General Training, pede-se ao candidato que escreva uma carta. A segunda composição da prova baseia-se numa problemática a partir da qual o candidato deve argumentar seu ponto de vista. Para mais informações, veja: IELTS – Prova do Writing.

O Speaking

O Speaking (oral) é a segunda prova do teste. Ela consiste em uma entrevista oral na forma de uma conversa entre o candidato e um examinador treinado que tem a função de avaliar seu nível de inglês. Sua nota é dada numa escala de 1 a 9. A conversa é dividida em três partes e dura entre 11 e 15 minutos. A prova é semelhante tanto para o IELTS Academic como para o IELTS General Training. Para saber mais, consulte a nossa ficha: IELTS – Prova do Speaking.

Para poder brilhar no IELTS é necessário ter uma boa preparação.

Além disso, você pode ter acesso a fichas de gramática e de vocabulário que são imprescindíveis para adquirir as competências vinculadas ao IELTS.

A GlobalExam fornece um treino completo, trabalhando cada uma das seções do teste IELTS e preparando-o por meio de testes práticos.