Partilhar em

Exemplos e dicas para a seção Writing do IELTS

A terceira e última prova do exame ecrito do IELTS é o Writing. É extremamente importante fazer uma preparação para o IELTS com seriedade, pois é preciso ter um bom conhecimento da gramática e do vocabulário para ter êxito no exame. Descrever um gráfico utilizando o léxico adequado sem emitir opinião pessoal também é uma habilidade necessária a ser adquirida. Nossos inúmeros exercícios online podem ajudá-lo a assimilar rapidamente os principais requisitos para se dar bem na prova do Writing.

Observação: no writing, a primeira redação (Task 1) possui conteúdo diferente em cada versão do IELTS: IELTS Academic e IELTS General Training. Por isso, fornecemos dicas específicas para o Task 1 de cada uma dessas versões, enquanto que nossas recomendações para a segunda redação (Task 2), valem tanto para o teste do IELTS Academic como para o do IELTS General Training.

Treinar grátis

Writing

O teste de expressão escrita do IELTS consiste em 2 redações a ser realizadas em 1 hora.

  • Task 1: Você deve escrever uma “redação argumentativa” de pelo menos 150 palavras. Recomenda-se realizá-la em 20 minutos do tempo total da prova.
    Academic: o candidato fará uma redação, que requer a análise de gráficos, tabelas ou diagramas, resumindo, descrevendo e explicando-os com suas próprias palavras. O candidato deverá incluir em sua redação as informações mais importantes.
    General Training: o candidato deve escrever uma carta (para um ami, um professor, uma empresa, etc.).
  • Task 2: Academic e General Training: o candidato faz uma redação, de no mínimo 250 palavras, que requer um ponto de vista e argumentação sobre os temas propostos no teste. Você deve fazer essa redação em 40 minutos do tempo total da prova.

Quais são os critérios de avaliação?

  • Respeitar as instruções: descrever uma informação visual, escrever uma carta, respeitando o formato adequado, tecer um ponto de vista;
  • Coesão e coerência: ligação adequada entre os elementos que integram o texto, boa utilização das palavras de ligação, dos conectores lógicos, discurso claro, etc.
  • Recurso lexical: riqueza do vocabulário
  • Gramática: sintaxe correta

Exemplos do teste do Writing

Task 1 – Academic

The table and chart below show the average climate of 2 large cities in the United States.

Summarize the information by selecting and reporting the main features, and make comparisons where relevant.

Write at least 150 words.

Gráfico:

Exemplos do teste do Writing

Tabela:

Exemplos do teste do Writing

Task 2 – Academic

Write about the following topic:

The World Health Organization has described the latest Ebola virus outbreak in West Africa as the largest, most severe and most complex outbreak in the history of the disease.

The international humanitarian charity Oxfam estimates at least 1.7 Billion dollars to improve poor health systems in Ebola-affected countries.

Donations would be the only way to save the health systems of West Africa.

To what extent do you agree or disagree with this statement? Give reasons for your answer and include any relevant examples from your knowledge or experience.

Nossas dicas para passar no teste

  • Exercício 1 – Academic: depois de ter certeza que entendeu bem a(s) imagem(s) apresentada(s) no caderno da prova, selecione desde o início as principais informações a ser utilizadas e as que puder descartar. Caso seja difícil saber quais delas priorizar e quais devem ser descartadas, é melhor utilizar todos os dados visíveis, principalmente se forem apresentados numa tabela
  • Exercício 1 – General Training: aprenda de cor a estrutura de uma carta (cabeçalho, local e data, espaço do endereço do destinatário, assinatura, etc.), as expressões e construções de frase específicas que deve conhecer (formas de tratamento, saudação e despedida). Aprender essas informações de maneira automática vai ajudá-lo a economizar tempo para focalizar no conteúdo da carta.
  • Exercício 2 – Academic e General Training: Aprenda de cor os conectores lógicos, o vocabulário e as palavras de ligação que lhe faz ganhar pontos. Isso lhe permite poupar tempo e se concentrar nas construções de frases. Por exemplo, ao invés de escrever “in my opinion“, você pode enriquecer sua redação utilizando expressões como “from my point of view” ou “I believe“.

Utilize as folhas de rascunho fornecidas pelos supervisores para estruturar suas ideias. Em termos mais específicos, isso ajuda-o a não esquecer nenhuma informação importante das imagens, evocar as principais ideias no conteúdo da carta ou as principais ideias de sua redação.

Atenção, não escreva tudo no rascunho, isso só vai fazer você perder tempo! O rascunho serve apenas para organizar e ordenar suas ideias para ajudá-lo a escrever mais rapidamente.

Como gerenciar bem o seu tempo?

Gerenciar seu tempo corretamente é fundamental para obter êxito no teste do Writing. Na verdade, o candidato tem 1 hora para entregar as 2 redações concluídas. A segunda seção vale mais pontos do que a primeira. Portanto, recomendamos passar 20 minutos no exercício 1 e 40 minutos no exercício 2 – e nesse caso, seja qual for a versão do teste do IELTS que fizer (Academic ou General Training).

Como se preparar?

O treinameto é necessário para enfrentar a estrutura da prova ou alguns tipos de questões, sem surpresas negativas. GlobalExam criou uma plataforma online para que você possa treinar, graças a dezenas de modelos de exercícios e testes práticos, corrigidos.

Para ter acesso à versão gratuita, é só se cadastrar e desfrutar de um simulado completo do teste grátis!

Para ter mais informações, consulte as nossas fichas sobre as outras seções do IELTS: