Partilhar em

Quais são as instruções para o Listening do IELTS?

A primeira prova do IELTS é o Listening. Não se deve descuidá-la, pois ela propiciará uma autoconfiança para a prova e vai ajudá-lo a assimilar mais tranquilamente os outros testes do IELTS. As gravações de áudio são tocadas apenas uma vez, por isso, é preciso estar muito concentrado para não perder nenhum detalhe dos trechos gravados.

De antemão, educar o ouvido a compreender o sotaque britânico é um prerrequesito para se dar bem na prova. E é justamente aí que a plataforma de treino online da GlobalExam pode ajudá-lo a ganhar pontos facilmente graças aos nossos modelos de exercícios que vão turbinar a sua preparação para o IELTS.

Observação: não há diferença entre o teste Listening do IELTS Academic e o teste Listening do IELTS General Training. Logo, as descrições, estratégias e dicas exibidas a seguir são válidas para as duas versões do teste.

Treinar grátis

Qual é a estrutura do teste?

A tabela exibida a seguir destaca a estrutura da prova do Listening.

IELTS – A prova do ListeningEstrutura
Composição da prova- A prova do Listening é dividida em 4 seções, que correspondem
a 4 trechos de áudio, organizados em ordem crescente de dificuldade. O primeiro áudio é mais fácil de entender, enquanto que o quarto é o mais difícil.
- Os trechos de áudios são compostos por textos, monólogos e diálogos gravados por nativos da língua inglesa. Esses trechos são tocados numa ordem crescente de dificuldade.
- Para obter uma descrição mais detalhada de cada seção, consulte a nossa ficha: IELTS Listening Seção 1.
As questões- O candidato deve responder a 40 questões em vários formatos
(questão de múltipla escolha, textos a ser completados, ligar uma questão à resposta certa, completar uma figura, etc.)
- Os trechos de áudios são compostos por textos, monólogos e diálogos gravados por nativos da língua inglesa.
- O candidato obtém 1 ponto em cada resposta correta. Não há ponto negativo, logo, não é possível ser reprovado no IELTS.
A Folha de respostaO candidato deve responder numa folha de resposta distribuída no início do exame.

Seguem alguns exemplos de questões para os trechos dos áudios, de cada seção. Eles são sempre organizados numa ordem crescente de dificuldade:

  • Seção 1 (Questões de 1 a 5)

Complete the notes below. Use NO MORE THAN 3 WORDS AND / OR A NUMBER for each answer.

  • Seção 2 (Questões de 11 a 16)

Complete the notes below. Use NO MORE THAN 3 WORDS AND / OR A NUMBER for each answer.

  • Seção 3 (Questões de 23 a 24)

Choose the correct letter A, B, C

23 The ISC most likely means
A International School Club
B International Student Club
C InternationalS Club

24 What time is the meeting probably taking place?
A 10:30 a.m.
B 4:45 p.m.
C 7:15 p.m.

  • Seção 4 (Questões de 33 a 34)

Fill in the depiction below. Use no more than TWO WORDS for each answer.

As dicas e estratégias da GlobalExam

  • Dica n°1: isso é mais do que evidente, é extremamente importante ler as instruções com atenção. De fato, as instruções variam de um exercício para outro e você não obterá um ponto de uma questão no caso de uma resposta errada ou parcialmente correta. Por exemplo: Se for estipulado: “No more than 2 words”, sua resposta deve obrigatoriamente conter duas respostas no máximo. Uma palavra a mais e sua resposta será automaticamente invalidada por não ter respeitado a instrução.
  • Dica n°2: o fator tempo é crucial nesse teste. O tempo é imposto por gravação. Por isso, tente encontrar as palavras chaves para a resposta de cada questão o mais rápido possível. Caso não consiga ouvir ou entender uma resposta, você deve passar logo para a questão seguinte, pois só ouvirá o áudio uma vez.

Uma estratégia para passar no IELTS Listening consiste em utilizar todas as informações do folheto contendo todas as instruções para as 40 questões a ser respondidas. Essas informações vão ajudá-lo a entender melhor o trecho do áudio e a assimilar os diversos formatos para encontrar suas respostas. Essa estratégia de antecipação vale para as 4 seções do Listening, aplicadas em ordem crescente de dificuldade.

É muito mais fácil administrar o seu tempo durante o Listening do que nas outras provas, pois nele, o candidato deve responder às questões à medida que ouve o áudio. Desse modo, você avança em função dos trechos que não conseguir ouvir novamente. Por isso, não adianta se estressar e colocar mais pressão à gestão do seu tempo de prova.

O treino online na GlobalExam

GlobalExam é uma plataforma de preparação online para os testes de proficiência, que permite que o candidato treine nas condições reais de um teste de proficiência, fornecendo os mesmos modelos de questões, cronômetro e correções detalhadas para orientá-lo e ajudá-lo a progredir, além de disponibilizar fichas de revisões, de vocabulário e de gramática.

Para ter mais informações, consulte as nossas fichas sobre as outras seções do IELTS:

Você pode fazer um simulado com o tema completo do IELTS grátis. Para adquiri-lo basta se cadastrar!