Quais são as instruções para o Speaking do IELTS?

A prova oral do IELTS (Speaking), é diferente das outras provas escritas. De fato, ela consiste em uma entrevista oral com um examinador, encarregado de avaliar o nível de inglês falado do candidato, numa escala de de 1 a 9. O teste é gravado para eventuais reclamações da parte do candidato.

Para obter uma boa nota no Speaking, além do sotaque e da pronúncia, é preciso adquirir alguns automatismos de linguagem que vão ajudá-lo a ganhar pointos. A GlobalExam fornece ferramentas de preparação do IELTS que é preciso conhecer para se sentir mais à vontade durante a discussão.

Observação: não há diferença entre o teste Speaking do IELTS Academic e o teste Speaking do IELTS General Training. Logo, as descrições, estratégias e dicas exibidas a seguir são válidas para as duas versões do teste.

Treinar grátis

Qual é a estrutura da prova do Speaking?

O teste Speaking do IELTS é uma entrevista individual com um examinador treinado. A prova dura entre 11 e 15 minutos e é dividida em 3 partes:

  • Speaking – Exercice 1Introduction and interview (de 4 a 5 minutos): você é questionado sobre temas gerais (família, trabalho, estudos, lazer ou centro de interesses).
  • Speaking – Exercice 2 Long turn (de 3 a 4 minutos): você recebe um cartão contendo um tema específico. Você deve falar sobre esse tema, articulando pontos mais precisos. Você tem 1 minuto para preparar um discurso de 2 minutos.
  • Speaking – Exercice 3Discussion (de 4 a 5 minutos): nessa última etapa você conversa com o examinador sobre assuntos mais gerais, relacionados ao tema abordado na parte 2.

Como acontece a conversa?

É o examinador que conduz a entrevista. O candidato deve responder às questões feitas pelo examinador, sem fugir do tema proposto.

  • Part 1: perguntas pessoais, você deve responder com frases curtas.
  • Part 2 & Part 3: você deve desenvolver uma boa argumentação de um tema selecionado por sorteio expondo questões mais gerais. Essa parte requer respostas mais construtivas da parte do candidato, mas caso se prolongue durante a exposição do tema (mais de 5 minutos), o examinador não hesitará em interrompê-lo.

Quais são os critérios de avaliação?

  • Coerência e fluência ao se comunicar: clareza no discurso
    Recurso lexical: riqueza do vocabulário.
    Gramática: sintaxe correta.
    Pronúncia: sotaque do inglês.

Alguns exemplos de temas para cada parte

Part 1 – Introduction and interview
If you’re a student, what are you studying? If you’re a professional, what do you do for a living?

Part 2 – Long turn
Candidate Task Card
Describe your last birthday party.

Who was there?

What did you do?

What was your favorite gift and why?

Quais são as instruções para o Speaking do IELTS?

Part 3 – Discussão
Let’s consider adulthood, first of all…

  • What are the best parts about being an adult?
  • What are the main differences between your generation and your parents?

Nossas dicas e estratégias para passar no teste

Uma boa estratégia de revisão, específica ao Speaking, consiste em aprender de cor os elementos que articulam um texto: conectores lógicos, o vocabulário específico e palavras de coesão, tornando o discurso harmonioso. Além de fazer com que o candidato se sinta mais à vontade, para expor com clareza suas ideias, evitando assim os lapsos de memória na hora do teste.

  • Dica n°1: evite ao máximo, os vícios de linguagem, o que é ainda mais difícil quando o inglês não é a sua língua materna. O vício mais comum é o famoso “euh”, que pode ser evitado ou substituído por um curto momento de silêncio. Aliás, isso dá, a impressão de que você mede suas palavras.
  • Dica n°2: evite falar rápido demais ou devagar demais, você será penalizada nos dois casos. Caso não consiga avaliar o ritmo de sua fala, baseie-se na do examinador.
  • Dica n°3: não hesite em perguntar de novo quando não entender a questão. Muitas expressões feitas (frases-padrão) vão auxiliá-lo: “Could you repeat your statement, please?”, “I beg your pardon, but I did not understand what you’ve just said “, etc. Isso poderá ajudá-lo também a economizar tempo se não souber o que responder imediatamente!

Como gerenciar seu tempo?

É o examinador que gerencia o desenrolar da entrevista, decidindo quantas questões ele fará ao candidato e a mudança de uma seção para outra. No tocante à segunda parte, você tem 2 minutos para argumentar o tema selecionado por sorteio. Tente fazê-lo durante 1min45s, no mínimo, pois se falar menos que esse tempo, você correrá o risco de ser penalizado.

O treino para o teste online na GlobalExam

Antes de realizar o teste do IELTS, recomenda-se um bom treinamento para que o candidato possa se familiarizar com a estrutura do teste e com os modelos de questões do exame. De fato, no exame do IELTS sempre caem os mesmos tipos de questões e de vocabulário. Por isso, a GlobalExam criou uma plataforma de treino online para que você possa praticar o teste de proficiência e realizar os exercícios nas mesmas condições do exame oficial.

Cada exercício e cada teste prático são corrigidos, e os resultados são salvos automaticamente para que você possa ter um acompanhamento de seu progresso. Portanto, você poderá comparar a sua nota inicial com a nota que obteve depois de ter passado por uma preparação eficaz.

Disponibilizamos fichas de vocabulário e de gramática especialmente para o IELTS para que você possa aprofundar determinados pontos do teste. Além disso você pode realizar exercícios e simulados dos temas do IELTS grátis, é só se cadastrar!

Para ter mais informações, consulte as nossas fichas sobre as outras seções do IELTS:

Treinar grátis