Comparando o IELTS com o TOEFL

Dentre a quantidade de testes de inglês oferecido no mercado, a GlobalExam propõe-lhe de comparar dois: o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e o IELTS (International English Language Testing System).

Por que decidimos fazer a comparação dessas duas certificações do inglês, em particular? Porque, ao contrário do TOEIC, eles possuem o mesmo formato, o que os torna concorrentes.

De fato, é preciso comparar os dois em função dos objetivos do candidato (trabalho ou estudos), em função dos testes utilizados para os processos seletivos das empresas e mesmo em função do país escolhido. O objetivo desse artigo é destacar as diferenças e semelhanças entre esses dois exames de certificação a fim de poder escolher o que mais lhe convém. De sua escolha, resulta seja uma preparação para o IELTS seja uma preparação para o TOEFL.

Treinar grátis

Escolha o certificado em função do país de destino

É verdade que se um candidato deseja trabalhar ou estudar num país como o Reino Unido, a Austrália ou a Nova Zelândia, entre outros, é melhor escolher o teste IELTS, o qual é amplamente aceito em várias organizações, nomeadamente, universidades e empresas.

Por outro lado, se um candidato deseja estudar nos Estados Unidos ou no Canadá, é melhor escolher o TOEFL. Na realidade, são as escolas ou universidades que decidem quais o(s) teste(s) elas desejam aceitar. Muitas vezes, observa-se algumas tendências por área geográfica.

Os candidatos do IELTS vão lidar com o sotaque “British”, enquanto o TOEFL utiliza o sotaque do inglês americano. A priori, isso não muda muita coisa, no que diz respeito à escrita. Será mais complicado no inglês falado. Se o candidato for acostumado com o sotaque britânico é melhor escolher o IELTS. Já se ele for mais familiarizado com o sotaque americano melhor optar pelo TOEFL.

As divergências quanto à estrutura do exame

A expressão (oral e escrita)

As provas Speaking e Writing do TOEFL são contadas apenas como uma entidade. A pontuação avalia a prova no seu todo sem fazer diferença entre os erros de vocabulários, erros gramaticais ou de lógica. Em contrapartida, na nota do IELTS, vários critérios são avaliados separadamente, tais como: gramática, a relevância do vocabulário utilizado, a fluência do estilo, a coesão e coerência textuais, etc.

Comparando o IELTS com o TOEFL

Ao fazer o teste do IELTS, a parte speaking é presencial, o candidato está frente a frente com um examinador para uma entrevista oral. Já no teste do TOEFL, o candidato está em frente a um computador. Nesse caso, sua conversa é gravada e avaliada posteriormente, pelos examinadores. Desse modo, o candidato poderá escolher qual teste lhe convém mais. Se tiver problemas de nervosismo ou estresse para ficar de frente com um examinador, ele escolherá o TOEFL, mas se não tiver problema algum para falar em público e precisa de um locutor real em sua frente, ele escolherá o IELTS.

A compreensão (oral e escrita)

No tocante às partes Listening e Writing, no TOEFL, a maioria da prova é objetiva, o candidato responde a questões de múltipla escolha. Ou seja, as respostas já estão contidas no teste e o candidato escolhe a alternativa correta. No IELTS, as opções de respostas são mais variadas: escrever respostas curtas, frases para completar, assinalar verdadeiro ou falso e algumas questões de múltipla escolha. É você quem escolhe o tipo de exercício que mais lhe corresponde.

É possível realizar a prova via computador?

A versão TOEFL IBT é feita no computador, ao passo que o TOEFL ITP é feito em papel. Entretanto, essa última opção tende a desaparecer. Só é possível realizá-la em um estabelecimento escolar. O IELTS, quanto a ele, não pode ser feito no computador.

Pronto, são essas as principais diferenças entre os dois exames. Para obter mais informações, vários artigos esperam por você no blog da GlobalExam. O mais importante é fazer testes práticos dos dois para determinar qual deles mais combina com você!

O treino online na GlobalExam

Para treinar da melhor forma possível e nas mesmas condições dos exames, a GlobalExam criou uma plataforma para a preparação do teste online, dando-lhe acesso a dezenas de exercícios práticos e simulados do teste, corrigidos.

Assim, você pode treinar e acompanhar sua progressão, graças às estatísticas que são salvas automaticamente no site. Além disso, você terá acesso a fichas de revisão de gramática e de vocabulário que vão ajudá-lo a melhorar em alguns pontos mais específicos!

Disponibilizamos uma versão gratuita, incluindo um simulado completo grátis, para recebê-la, basta se inscrever!

Treinar grátis