Partilhar em

Quando estamos aprendendo inglês, a compreensão oral é uma das principais habilidades a serem desenvolvidas. Também conhecida no inglês como listening, a capacidade de compreender o que é dito em outra língua é indispensável para falar com perfeição.

Por isso, é necessário aprimorar sua compreensão oral, com o intuito de melhorar o entendimento e a comunicação para aprender inglês.

Treinar grátis

5 dicas da GlobalExam de como melhorar sua compreensão oral em inglês

1. Escute

Assim como para escrever bem é essencial ler muito, para falar é necessário escutar. Se você quer aprender inglês ouvindo, felizmente, hoje em dia, existem muitos recursos à sua disposição.

Assista suas séries favoritas ou filmes na versão original em inglês, pesquise notícias em canais internacionais ou na internet, assista jogos do seu esporte favorito, ouça música, etc.

O importante é que você se acostume a escutar a língua inglesa, e você verá como sua pronúncia, entonação e vocabulário irão melhorar rapidamente.

Preste atenção nas dicas a seguir, em que falaremos onde você pode escutar inglês.

2. Escolha bem o que deseja escutar

Ouvir inglês é muito simples, tão simples, que muitas vezes, nem sequer nos damos o trabalho de fazer.

Aqui estão algumas dicas de como fazer para que a sua compreensão do inglês seja mais prazerosa possível.

  • Em primeiro lugar, para se manter motivado você deve escolher temas em que tenha um mínimo de interesse. Se ainda puder juntar um objetivo linguístico e um objetivo pessoal concreto – que pode ser um hobby ou uma paixão – à um objetivo profissional preciso, terá muito mais chance de que a aprendizagem seja mais eficaz.
  • Além do YouTube, você pode usar os TED Talks para aprimorar o inglês enquanto assiste a uma palestra, gratuita e, melhor ainda, com um assunto do seu interesse. Você encontrará, por exemplo, muitos temas que falam de “business”. O Podcast também é uma ferramenta muito interessante no desenvolvimento de sua compreensão oral. Ouvir programas, debates e outros formatos exige extrema atenção. Isso porque não existem referências visuais como imagens ou palavras. Aqui, você conta somente com a sua capacidade de listening! Sempre que tiver um tempo disponível invista no formato. É possível ouvir no percurso para o trabalho, durante afazeres de casa, correndo no parque, etc.
  • Sabe que existem sites e aplicativos que permitem melhorar a sua pronúncia em inglês? Não deixe de usá-los!

3. Como explorar o que você escuta?

O cérebro é uma ferramenta maravilhosa para memorizar. Ele funciona um pouco como um músculo: quanto mais a gente usa, mais forte e ágil ele fica. O inconveniente é que não conseguimos nos lembrar de tudo o que fazemos, vemos, aprendemos… Mas, felizmente, existem alguns truques para nos lembrarmos do mais importante, o que ajuda muito, quando estamos aprendendo um idioma. Dependendo da atividade que realizamos, trabalhamos com a aprendizagem ativa ou passiva.

5 dicas da GlobalExam de como melhorar sua compreensão oral em inglês

A aprendizagem passiva é aquela realizada por meio da leitura ou da escuta, onde você absorve informações sem tê-las usado na prática.

Já a aprendizagem ativa, é aquela que envolve uma ação. Trabalhar sua memória ativa é trabalhar no papel de ator daquilo que você aprende.

Depois de aprender expressões novas, por exemplo, comece a usá-las nas mais diferentes situações práticas. Varie suas atividades de aprendizagem e, sobretudo, divirta-se! Porque, se a aprendizagem ativa é mais eficaz, a aprendizagem passiva é um bom complemento.

4. Tente ter contato com falantes nativos sempre que possível

Se você pretende alcançar a fluência perfeita no inglês será preciso praticar. Mesmo estando no Brasil, há formas de entrar em contato com nativos da língua inglesa.

Graças à popularidade dos programas de intercâmbio universitário e profissional existem dezenas de pessoas de outros países estudando e trabalhando no Brasil. Mesmo que você não conheça ninguém, é bem provável que alguém do seu círculo de amizades ou no próprio ambiente de trabalho conheça uma pessoa estrangeira.

Também existem, atualmente, diversos sites onde é possível conversar com estrangeiros para aperfeiçoar sua pronúncia em inglês.

5. Você sabia que a GlobalExam oferece um curso online para melhorar seu inglês?

Melhore a sua escrita e a sua compreensão oral de inglês para negócios com nosso curso Business English. Nosso treinamento oferece contextualização e vivência em mais de 500 situações empresariais diversas, como reuniões, entrevistas de emprego e conferências via chamadas de vídeo.

Escolha um curso adaptado ao seu objetivo: carreira, competências ou por nível, e avance rapidamente em inglês para negócios! Aumente também seu vocabulário de inglês com as nossas fichas!