Você já percebeu que está cada vez mais comum para quem procura um emprego, se deparar com o pré-requisito na descrição da vaga que exige inglês intermediário ou avançado?

No mundo globalizado, onde as grandes empresas são multinacionais e as pequenas são influenciadas por práticas internacionais de mercado, todas elasestão em busca de um profissional que domine a língua inglesa.
Neste artigo você terá acesso a informações necessárias sobre a importância da interculturalidade nos negócios, a gestão intercultural e, também, explicaremos nosso produto: o Business English! Está pronto? Então vamos lá!

Treinar grátis

O que é a interculturalidade nos negócios?

Hoje em dia é muito importante compreender o que é a comunicação intercultural em uma empresa. É por esta razão que muitas empresas recorrem à gestão intercultural. Mas do que se trata exatamente? A interculturalidade acontece quando duas ou mais culturas interagem dentro da mesma empresa.

Ela pode também ser destacada em diversos aspetos, como a cultura étnica ou, simplesmente, as diferenças sociais. Como se sabe, os hábitos e costumes não são necessariamente os mesmos de um país para outro.

Precisamos saber nos adaptar e fazer uma boa gestão de equipes, o que pode, muitas vezes, não ser uma tarefa muito fácil.

A globalização e a tecnologia aproximaram regiões, nações e continentes. E, com isso, torna-se cada vez mais comum haver pessoas de diferentes culturas em nossos círculos de relacionamentos pessoais. O mesmo acontece dentro das empresas. Ao expandirem suas geografias, as organizações passam a lidar com consumidores e funcionários com experiências, histórias de vida, maneiras de pensar e de se expressar completamente diferentes.

O que é a interculturalidade nos negócios?

O que é de uma riqueza extrema, tanto do ponto de vista do desenvolvimento interno quanto da capacidade de a empresa ser bem-sucedida no atendimento ao mercado. Mas nem todas as organizações estão preparadas para o interculturalismo. Grande parte dos problemas com a adaptação de líderes expatriados e com o fechamento de acordos internacionais, por exemplo, está relacionada a diferentes entendimentos sobre o que é dito ou feito.

Vários outros aspectos culturais objetivos e subjetivos, além da linguagem, podem ajudar a construir ou destruir pontes, dependendo da maneira como são tratados.
Uma razão fundamental para aprender inglês são as portas que o novo idioma pode abrir.

No mundo dos negócios, o inglês é a língua mais usada e ser fluente é pré-requisito para diversas vagas de emprego em multinacionais no Brasil e nas empresas do exterior.

Interculturalismo: você sabe lidar com ele?

Sua empresa globalizou? Na verdade, você tem muitos negócios com empresas estrangeiras e não sabe como gerenciar as negociações com estes últimos? Ou simplesmente você trabalha com uma filial no exterior e está tendo problemas em se comunicar com as pessoas de lá? Seja qual for sua situação, como lidar com ela? Não precisa se preocupar: listamos abaixo, alguns conselhos que, certamente, o ajudarão a compreender e a enfrentar essa nova situação:

  • Criar estereótipos, mas sobretudo saber fazer bom uso deles: todos nós fazemos!Muitas vezes, ao categorizar as pessoas em uma característica comum, criamos estereótipos – achamos que todas as pessoas daquela comunidade têm os mesmos comportamentos. Essa visão nos torna inflexíveis perante as diferenças e isso acaba gerando preconceito. Quando trabalhamos com uma nova cultura, é muito importante conhecê-la, para que possamos agir com respeito no mundo profissional.
  • É preciso também definir as dimensões culturais de uma empresa. O que significa isso? Simplesmente, é necessário estabelecer limites a vários elementos como, por exemplo os processos e procedimentos aplicados na empresa, a autonomia dos trabalhadores, a aceitação e gestão do conflito, as relações ligadas à mudança ou à inovação ou ainda a interdependência de diferentes funções de uma empresa. Assim, quando você tiver escolhido as diferentes dimensões culturais, será mais fácil explicá-las a um estrangeiro, por exemplo.
  • O último conselho que podemos dar, é simplesmente, ter consciência das vantagens de falar a língua inglesa. Sim, para poder trabalhar em um mundo globalizado é preciso dominar essa língua! Muitas vezes é difícil se comunicar com fluidez e conseguir se expressar bem em uma reunião, por exemplo. É por esta razão que aprender inglês e ser realmente fluente é essencial, o que não é muitas vezes uma tarefa fácil.Como você pôde perceber, a gestão intercultural não é algo fácil. E é importante notar que muitos parâmetros devem ser levados em conta. Estes últimos, sendo novos, são objeto de verdadeiros desafios para algumas empresas, mas também para alguns setores.

Treine com a GlobalExam: com o curso business English! 

Nestes últimos tempos, você tem notado a abertura de novos mercados? E o seu nível de inglês não é suficiente para o mercado de trabalho?

Não se preocupe! Lançamos um novo produto para você: o Business English.

Trata-se de uma nova plataforma onde você poderá aprender facilmente o inglês profissional. Colocamos à sua disposição diferentes tipos de exercícios que, com certeza, irão lhe agradar:

  • Oferecemos cursos adaptados para cada objetivo:

  • Nosso treinamento oferece contextualização e vivência em situações empresariais diversas, como reuniões, entrevistas de emprego e conferências via chamadas de vídeo.
  • Durante as aulas do curso de Business English, os alunos são expostos a expressões, nuances e circunstâncias comuns no dia a dia de trabalho, aperfeiçoando sua fluência.
  • E também oferecemos outros benefícios que estão em perfeita sintonia com os exercícios que estão à sua disposição:
    • Criação e correção de CV.
    • Correções detalhadas para cada exercício.
    • Certificações para cada curso que você tiver concluído.

Como você deve saber, o inglês é uma língua muito importante para o mercado de trabalho. Por esta razão, é essencial que você seja fluente!

Treinar grátis